Bandeira do IrãReprodução
Ataque 'terrorista' deixa dez policiais mortos no sudeste do Irã
No início de outubro, seis pessoas, incluindo agentes, morreram em dois atentados na região
Pelo menos 10 policiais morreram neste sábado (26) no sudeste do Irã em um "ataque terrorista" no Sistão-Baluchistão, região que faz fronteira com o Paquistão e o Afeganistão, informou a imprensa local.
"Dez pessoas morreram em um ato terrorista no condado de Taftan contra veículos da polícia", anunciaram as agências locais Mehr e Tasnim, sem revelar detalhes sobre o ataque.
Nenhum grupo reivindicou o ataque, executado 1.200 quilômetros ao sudeste da capital Teerã.
A agência oficial Irna informou que "10 agentes (policiais)" morreram em uma "emboscada". Este foi um dos ataques mais violentos executados na área nos últimos meses.
O Sistão-Baluchistão é uma das regiões mais pobres do Irã, com uma população significativa da minoria étnica baluchi, que pratica o islã sunita, ao contrário do ramo xiita predominante na República Islâmica.
A região é cenário frequente de confrontos entre as forças de segurança iranianas, de um lado, e insurgentes da minoria étnica baluchi, grupos sunitas radicais e narcotraficantes, do outro.
No início de outubro, seis pessoas, incluindo policiais, morreram em dois atentados na região.
O grupo extremista sunita Jaish al Adl ("Exército da Justiça" em árabe), com sede no Paquistão e ativo no sudeste do Irã, reivindicou os dois atentados.