Mohammadi foi condenada e presa em várias ocasiões durante 25 anos por sua luta pelos direitos das mulheresReprodução
EUA exige libertação incondicional da Nobel da Paz iraniana Nargis Mohammadi
Porta-voz do Departamento de Estado afirma que a situação segue sendo preocupante e lamentável
Os Estados Unidos pediram, nesta quinta-feira (5), a libertação incondicional da ganhadora do prêmio Nobel da Paz, a iraniana Narges Mohammadi, libertada temporariamente por motivos médicos, e afirmaram que ela nunca deveria ter sido presa.
Sua situação "segue sendo muito preocupante e lamentável, primeiro porque nunca devia ter estado na prisão", declarou à imprensa o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel.
"A deterioração da sua saúde é consequência direta do que precisou passar nas mãos do regime iraniano. Fazemos novamente um apelo para a libertação imediata e incondicional de Narges e dos demais presos políticos", acrescentou.
Mohammadi, de 52 anos, foi condenada e presa em várias ocasiões durante 25 anos por sua luta contra o uso obrigatório do véu para as mulheres e contra a pena de morte. Ela passou grande parte da última década atrás das grades.
Sua libertação temporária foi acordada por três semanas.
A ativista saiu na quarta-feira da prisão de Evin, em Teerã, repetindo os gritos de "Mulher, Vida, Liberdade", lema do movimento de revolta popular de 2022 na República Islâmica, contaram seus familiares.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.