Durante muito tempo, Zelensky rejeitou a ideia de negociaçõesAFP
A entrevista foi difundida nesta terça-feira no canal do YouTube "Piers Morgan Uncensored".
Zelensky não detalhou quem seriam os outros participantes, mas Morgan mencionou a hipótese de negociações entre Ucrânia, Rússia, Estados Unidos e União Europeia.
A volta do republicano Donald Trump à Casa Branca em janeiro relançou as especulações sobre as conversas de paz para pôr fim à invasão russa iniciada em fevereiro de 2022.
Mas a Ucrânia luta com dificuldades contra as tropas russas, que avançam no leste do país. Kiev também teme que a ajuda americana se esgote, já que Trump criticou este gasto durante sua campanha.
As conversas de paz continuam sendo hipotéticas. Ainda não foram apresentados elementos concretos e as posições de Moscou e Kiev seguem muito distantes.
No final de janeiro, Putin disse que estava aberto a negociar para pôr fim ao conflito na Ucrânia, mas rejeitou conversas diretas com Zelensky pois não via "vontade" de sua parte.
Se Zelensky "quiser participar das negociações, vou selecionar pessoas para que participem nas negociações", disse Putin, classificando o chefe de Estado ucraniano de "ilegítimo".
A Rússia, por sua vez, pede a rendição da Ucrânia e que a ex-república soviética renuncie a fazer parte da Otan. Moscou também quer manter os territórios ucranianos que afirma ter anexado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.