Papa Francisco agradeceu, em mensagem de áudio, as orações feitas por sua recuperaçãoAlberto Pizzoli/AFP
Papa Francisco está descansando e mantém quadro estável, diz Vaticano
Pontífice foi internado em 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia bilateral
O Papa Francisco passou o sábado, 8, em repouso no Hospital Gemelli, em Roma, segundo boletim divulgado pelo Vaticano. O líder religioso, internado desde 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia bilateral, continua com um quadro clínico "estável, porém complexo".
Na sexta-feira, 7, o pontífice recebeu tratamento que alternou entre ventilação mecânica durante a noite e oxigenação de alto fluxo durante o dia, com o uso de cânulas nasais. A Santa Sé destacou que o estado de saúde do Papa segue sob cuidados intensivos.
Na quinta-feira, 6, Francisco agradeceu, em uma mensagem de áudio, as orações feitas por sua recuperação. Com voz cansada e entrecortada, ele disse: "Agradeço de todo coração as preces que fazem pela minha saúde desde a praça. Os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os cuide. Obrigado".
Desde o início da internação, o pontífice enfrentou diversos desafios, incluindo insuficiência renal leve, necessidade de transfusão sanguínea e múltiplos episódios de dificuldade respiratória. Na segunda-feira, 3, ele apresentou novos quadros de insuficiência respiratória aguda após a remoção de muco acumulado em seus pulmões, o que provocou um broncoespasmo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.