Um homem, de 41 anos, foi preso após gritar em pleno voo que tinha uma bomba e ameaçar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Vídeos, que circulam nas redes sociais, mostram o momento em que ele se levanta e começa a se alterar, até que um dos passageiros o derruba no chão.
De acordo com a imprensa internacional, o episódio aconteceu no voo da EasyJet, que saiu do Aeroporto Luton, em Londres, com destino a Glasgow, na Escócia, no último domingo (27). No vídeo que circula nas redes, Abhay Nayak já aparece de pé no corredor da aeronave, enquanto grita:
#BREAKING: A brave Serb passenger managed to overpower a man who screamed "Alahu Akbar" on the plane and threatened that he had a bomb. The incident happened on Sunday, July 27, on an "EasyJet" flight from Luton to Glasgow. Well done bro! pic.twitter.com/b7UEjnJF19
"Parem o avião. Encontrem a bomba no avião. Morte à América. Morte a Trump", diz ele, que em seguida grita várias vezes "Allahu Akbar", expressão que significa "Deus é grande", frequentemente gritada em atos terroristas.
Em seguida, um passageiro se levanta e derruba Nayak no chão. Outro homem se coloca em cima de Abhay e manda que ele fique quieto. Na gravação, é possível ver que as pessoas em volta começam a perguntar se ele está sozinho e procuram por seu celular.
É possível também ouvir o anúncio sonoro que avisava que o avião "pousaria em breve". Os passageiros, então começam a interrogar Nayak, perguntando se havia mesmo uma bomba ou se ele havia bebido e se drogado, e a revistar sua bolsa e bolsos.
Assim que chegou a Glasgow, o avião já estava sendo aguardado pela polícia, que entrou na aeronave e prendeu o homem. Antes de sair, Nayak ainda pediu para que os agentes pegassem seu telefone e carteira, recebendo um xingamento dos passageiros como resposta: "Vá se f*der".
À imprensa internacional, a polícia escocesa disse que recebeu o chamado "de um homem causando perturbação em um voo que chegava a Glasgow por volta das 8h20 do domingo, 27 de julho de 2025. Os policiais embarcaram no avião na chegada e um homem de 41 anos foi preso e permanece sob custódia. As investigações continuam. Neste momento, acreditamos que o incidente foi contido e que ninguém mais estava envolvido. Estamos cientes de vídeos que circulam online e eles estão sendo avaliados por agentes antiterrorismo", afirmou.
Um porta-voz da EasyJet informou que "o voo EZY609 de Luton para Glasgow foi recebido pela polícia na chegada a Glasgow, onde eles embarcaram na aeronave e retiraram um passageiro devido ao seu comportamento a bordo. A tripulação da EasyJet é treinada para avaliar todas as situações e agir de forma rápida e adequada para garantir que a segurança do voo e dos outros clientes não seja comprometida em nenhum momento. A segurança e o bem-estar dos nossos clientes e da tripulação são sempre a maior prioridade da EasyJet".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.