Donald Trump não falou se aplicará novas sanções contra o BrasilAFP
Trump se diz 'surpreso' com a condenação de Bolsonaro
'É muito parecido com o que quiseram fazer comigo', disse o chefe do Executivo norte-americano sobre o julgamento do ex-presidente
Após tomar conhecimento da condenação de Jair Bolsonaro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que estava "surpreso" com a decisão da Corte brasileira. Trump comparou a ação da trama golpista aos processos que ele mesmo sofreu nos EUA. A declaração foi dada quando o chefe do Executivo norte-americano deixava a Casa Branca para assistir a uma partida de beisebol em Nova York.
"Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem", afirmou.
Trump não mencionou novas sanções ao Brasil. Em julho, o governo dos Estados Unidos aplicou sobretaxa de 50% a diversos produtos brasileiros, alertando que novas medidas poderiam ser tomadas.
Na terça-feira, 9, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavit, declarou que os Estados Unidos estavam dispostos a "usar meios militares" no sentido de "proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo", em uma clara referência ao julgamento de Bolsonaro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.