Pete Hegseth postou imagens dos ataques nas redes sociaisReprodução/ vídeo/ redes sociais
O terceiro ataque atingiu dois barcos que estavam parados na água, lado a lado. Eles parecem estar praticamente vazios, com pelo menos duas pessoas sendo vistas se movimentando antes de uma explosão.
Hegseth disse que "os quatro navios eram conhecidos por nosso aparato de inteligência, transitando por rotas conhecidas de narcotráfico e transportando narcóticos". O número de mortos nos 13 ataques divulgados desde o início de setembro é de pelo menos 57 pessoas.
O anúncio feito na rede social X marca uma escalada contínua no ritmo dos ataques, que começaram no início de setembro com intervalos de semanas. Esta foi a primeira vez que múltiplos ataques foram anunciados em um único dia.Yesterday, at the direction of President Trump, the Department of War carried out three lethal kinetic strikes on four vessels operated by Designated Terrorist Organizations (DTO) trafficking narcotics in the Eastern Pacific.
— Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) October 28, 2025
The four vessels were known by our intelligence… pic.twitter.com/UhoFlZ3jPG
Hegseth afirmou que as autoridades mexicanas de busca e resgate "assumiram a responsabilidade por coordenar o resgate" do único sobrevivente, mas não disse se essa pessoa permaneceria sob sua custódia ou seria entregue aos EUA.
Em um ataque no início de outubro, que teve dois sobreviventes, os militares americanos resgataram os tripulantes e posteriormente os repatriaram para a Colômbia e o Equador.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.