Papa deu declaração em aviãoAlessandro Di Meo / AFP

O papa Leão XIV pediu nesta terça-feira (2) aos Estados Unidos que favoreçam o diálogo com a Venezuela em vez de qualquer operação contra seu território, em um momento de tensão entre os dois países devido à mobilização militar do presidente americano, Donald Trump, no Caribe.

"É melhor buscar maneiras de diálogo, talvez pressão, até mesmo pressão econômica, mas buscando outra maneira de mudar, se for isso que os Estados Unidos decidirem fazer", declarou o papa americano durante uma coletiva de imprensa no avião que o transportava de Beirute a Roma.
Leão XIV manifestou-se contra qualquer solução violenta ao indicar que "as vozes que vêm dos Estados Unidos mudam (...) Por um lado, parece que houve uma conversa por telefone entre os dois presidentes; por outro lado, há esse perigo, essa possibilidade de que haja alguma atividade, alguma operação, até mesmo invadindo o território da Venezuela. Eu não sei mais", disse em espanhol.

"Sobre a Venezuela, a nível da conferência episcopal, com o núncio estamos buscando maneiras de acalmar a situação pelo bem do povo, porque muitas vezes quem sofre nessas situações é o povo, não as autoridades", apontou.

Os Estados Unidos realizaram desde setembro vários ataques letais contra embarcações que, segundo denúncias, transportam drogas no Caribe e no Pacífico, e acusam Nicolás Maduro de liderar um cartel de narcotráfico.

Caracas nega e argumenta que o objetivo de Washington é derrubar o presidente venezuelano e tomar o controle do petróleo do país.

Leão XIV concluiu nesta terça-feira sua primeira viagem internacional como papa. Ele afirmou que planeja uma possível viagem à África em 2026 e que uma visita à América Latina mais adiante está em análise.