Luis Arce, de 62 anos, deixou o poder em novembro deste anoTimothy A. Clary/AFP
O esquerdista Arce, de 62 anos, deixou o poder no dia 8 de novembro deste ano. Sua saída marcou o fim de 20 anos de governos socialistas iniciados por Morales.
Fontes do Ministério Público disseram à AFP que Arce deverá responder pelos supostos crimes de "descumprimento de deveres" e "conduta antieconômica".
"Quero parabenizar as tropas [...] da Divisão Anticorrupção [...] por terem prendido, cumprindo uma ordem de prisão emitida por uma autoridade judicial, o ex-presidente Luis Arce", disse Edmand Lara, vice-presidente do país, em vídeo difundido pela imprensa local.
Quando era ministro da Economia no governo Morales, Arce autorizou transferências do tesouro público para contas pessoais de líderes camponeses, segundo a denúncia que motivou sua prisão.
Ela recebeu por volta de 100 mil dólares (cerca de 542 mil reais na cotação atual) para um projeto de cultivo de tomates.
"Como dissemos uma vez: Luis Arce será o primeiro a ser preso. E estamos cumprindo. Todos que roubaram esta pátria vão devolver até o último centavo", acrescentou Lara.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.