Evento 'Educação Antirracista' do Campus/Nilópolis do IFRJ é alvo de ataques racistas virtuais
Por medida de segurança, a Instituição suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais na segunda-feira (03/04) do Campus, no bairro Frigorífico
O evento direcionado às servidoras e servidores do Campus Nilópolis/IFRJ, contava com a presença da Professora Doutora Rosália Lemos, quando aconteceram os ataques racistas virtuais - Divulgação / IFRJ Nilópolis
O evento direcionado às servidoras e servidores do Campus Nilópolis/IFRJ, contava com a presença da Professora Doutora Rosália Lemos, quando aconteceram os ataques racistas virtuaisDivulgação / IFRJ Nilópolis
Nilópolis – A “Reunião Pedagógica – Educação Antirracista” promovida de forma híbrida (presencial/virtual) pelo Campus Nilópolis do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), na quarta-feira (29/03), foi alvo de ataques racistas virtuais. Por medida de segurança preventiva, a Instituição suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais na próxima segunda-feira (03/04), da unidade no bairro Frigorífico.
O evento “Reunião Pedagógica – Educação Antirracista: uma possibilidade interdisciplinar” estava sendo realizado de forma híbrida no auditório, direcionado às servidoras e servidores do Campus Nilópolis/IFRJ, e contava com a presença da Professora Doutora Rosália Lemos, quando iniciaram os ataques racistas virtuais, por meio da plataforma Google Meet que estava sendo utilizada na reunião online.
"A situação de ontem, ataque racista na plataforma meet, durante a palestra "Educação Antirracista: uma possibilidade interdisciplinar", se constituiu em uma prática de pessoas, que negam a existência do "Outro" (Trevisan Todorov), e também, procuram criminalizar a forma de existir de grupos ou indivíduos considerados inferiores (Franz Fanon). Eu, como mulher negra, vivo o cotidiano racista, desde o momento que dei meu primeiro respiro! Foram muitas situações desagradáveis, dolorosas e aviltantes. Como falei durante o ocorrido, somos RESISTÊNCIA e continuaremos firmes e fortes", destacou a professora Rosália Lemos, em sua rede social, onde recebeu diversas mensagens de apoio.
Rosália Lemos é professora titular do IFRJ, doutora em Política Social na UFF, coordenadora geral do NEABI no IFRJ Campus Nilópolis, pesquisadora, ativista e atuante, por décadas, em inúmeras atividades de liderança no campo do combate ao racismo.
O Campus Nilópolis do IFRJ emitiu uma nota de repúdio aos ataques racistas em suas redes sociais, bem como, suspendeu os eventos presencias na próxima segunda-feira (03/04). O retorno das atividades está marcado para a próxima terça-feira (04/04).
Nota de Repúdio – IFRJ/Campus Nilópolis
"Hoje, dia 29 de março de 2023, tivemos a oportunidade de ouvir sobre o tema Educação Antirracista com a presença da ilustríssima Professora Doutora Rosália Lemos em uma reunião pedagógica híbrida direcionada às servidoras e servidores do campus Nilópolis. E para a surpresa de todas e todos presentes, a sala virtual foi invadida por racistas que tentaram disseminar o ódio e promover a desordem no evento. As Diretorias do IFRJ/Nilópolis repudiam e ressaltam que todo e qualquer discurso que prega intolerância deve ser imediatamente desautorizado, principalmente em uma instituição que acredita na educação como recurso de transformação e (re)significação social. Episódios de disseminação do ódio, como o ocorrido, ratificam a necessidade da abordagem constante de temas antirracistas e, por isso, nos comprometemos em continuar debatendo essa temática.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.