O secretário municipal de Cultura, Antonio Carlos, destacou a importância do evento para a cidade visando políticas públicas culturaisMateus Carvalho / PMN
Durante o evento, a Secretaria Municipal de Cultura discutiu temas como a democratização do acesso à cultura e participação social, identidade, patrimônio e memória, diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural, economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade, além do direito às artes e às linguagens digitais. Alunos das escolas municipais de dança, música e teatro realizaram uma apresentação.
O secretário municipal de Cultura, Antonio Carlos, destacou a importância do evento para a cidade. "Foi um dia importantíssimo para Nilópolis, onde elegemos os delegados que irão representar a cidade na Conferência Estadual e depois na nacional. Essa é uma oportunidade única para discutirmos temas importantes relacionados à cultura."
As palestras foram ministradas pelo representante da coordenação de Políticas Públicas do Ministério da Cultura, Júlio Moraes, e pelo subsecretário de Integração Cultural do Estado do Rio de Janeiro, Augusto Vargas. Eles falaram sobre acessibilidade, fruição cultural e ampliação de direitos.
"A ideia desse encontro é vir aqui fazer algumas provocações, refletir com os trabalhadores da cultura sobre vários desafios que a gente vai enfrentar pela frente em relação à implementação da Paulo Gustavo, sobre políticas regionais que precisam estar melhor planejadas e coordenadas aqui para a Baixada Fluminense", salientou Vargas.
Delegados eleitos pela Sociedade Civil:
Mariza França de Almeida
Ana Cláudia Esperança de Lira
Eliane Freixo Borde
Thiago Reis de Assis
Vinícius Rodrigues
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.