A vacinação acontecerá no Calçadão da Mirandela, no Centro, das 9h às 16hPMN / Mateus Carvalho

Nilópolis - Bora Vacinar. Esse é um chamamento e também o nome do Programa Nilopolitano de Vacinação, que vai promover o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no próximo sábado (26), no Calçadão da Mirandela, no Centro, das 9h às 16h. A Prefeitura de Nilópolis vai imunizar pessoas a partir dos seis meses até os 59 anos.

O secretário de Saúde, André Esteves, explicou que há um esquema vacinal. “A dose zero é para pessoas de 6 a 11 meses de idade. A primeira dose é para pessoas de até 12 meses, a segunda é para crianças até 15 meses. Há também uma dose para quem tem de 30 a 59 anos, duas doses para pessoas de 15 meses a 29 anos, com intervalo de um mês entre as imunizações, e duas doses para profissionais de saúde. Em todos os casos, é preciso levar a caderneta de vacinação”.
A imunização vai imunizar pessoas a partir dos seis meses até os 59 anos - PMN / Mateus Carvalho
A imunização vai imunizar pessoas a partir dos seis meses até os 59 anosPMN / Mateus Carvalho


Ele disse que as unidades de saúde já estão imunizando contra o sarampo em todas essas faixas etárias, exceto os postos Central e Complexo de Saúde Dr. Jorge David. “ Além disso, estamos vacinando os alunos e profissionais de educação da rede municipal de ensino e também na rede particular”, enumerou.

André Esteves disse que o objetivo é erradicar o vírus que causa o sarampo, o Morbillivirus. “ Essa é uma doença infectocontagiosa responsável pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Não temos registro de ninguém com a enfermidade aqui no município, mas informaram caso em São João de Meriti. Por isso, o Ministério da Saúde determinou ações mais enérgicas dos municípios da Baixada Fluminense”, contou o médico.
A vacina é contraindicada para mulheres em idade fértil que queiram engravidar e as que tiveram filho recentemente e estão amamentando - PMN / Mateus Carvalho
A vacina é contraindicada para mulheres em idade fértil que queiram engravidar e as que tiveram filho recentemente e estão amamentandoPMN / Mateus Carvalho


Sintomas
São indicações da doença: febre alta (acima de 38 graus), cefaleia, hexatema (manchas vermelhas pelo corpo); conjuntivite e coriza. “Crianças que apresentem esses sinais devem ser levadas imediatamente à UPA ou ao hospital mais próximo”, orientou.
Contraindicações

A vacina é contraindicada para mulheres em idade fértil que queiram engravidar e as que tiveram filho recentemente e estão amamentando. “ Se deu à luz há poucos dias, a chamada puérpera, e tomar por acaso, precisará ficar 15 dias sem amamentar”, orientou o secretário municipal de saúde.