As obras de recuperação da área sobre o canal Ary Parreiras, em Icaraí, estão na fase final.Divulgação Ascom PMN - Foto: Márcio Oliveira
Obras do Canal Ary Parreiras entram na fase final
Tapumes já foram retirados e concretagem da laje será concluída nos próximos dias
As obras de recuperação da área sobre o canal Ary Parreiras, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, estão na fase final. Quem passa pela região já reparou que os tapumes começaram a ser retirados. Segundo a Prefeitura, nos próximos dias, a concretagem da laje para a cobertura do canal estará concluída e, no início de 2023, será licitada a obra de execução de uma nova praça no espaço.
Em recente inspeção no local, o prefeito de Niterói, Axel Grael, falou sobre o andamento da obra e ressaltou a importância da intervenção para a população:
"Essa é mais uma área de lazer para a população. Com a conclusão da obra, iremos partir para a licitação e, logo após, a instalação de uma praça com vários equipamentos aqui, prontos já no segundo semestre de 2023. Ou seja, em todas as regiões da cidade estão sendo criadas áreas de lazer de acordo com o nosso planejamento", disse o prefeito.
Com a recolocação da laje, que terá reforço estrutural, o local ganhará uma nova praça, com brinquedos e academia da terceira idade, ciclovia, pista de caminhada e um parcão para animais, bancos para contemplação e jardineiras, entre outros vários equipamentos. O investimento total será de cerca de R$ 18 milhões. A nova área de lazer terá um total de dois mil metros quadrados.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo César Carrera, um dos objetivos da obra era a criação de espaços de ventilação, para evitar o acúmulo de gases embaixo da laje.
“Agora vamos ter espaços para poder fazer a manutenção desse canal e esse recurso também vai impedir o acúmulo dos gases metano e sulfídrico advindos da decomposição de matéria orgânica. Esses vãos também ajudarão na drenagem, sem falar que aumentam a vida útil da estrutura", explicou Paulo César.
A obra está sendo executada pela Emusa e pelas secretarias de Obras e de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). Toda a parte de estaqueamento, mais a colocação dos blocos de escoramento, vigas de equilíbrio, vigas pré-moldadas, bem como a fôrma metálica da laje, já está concluída.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.