O Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF) vai ganhar uma pista de atletismo.Reprodução

O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou, na ultima sexta-feira (20), a ordem de início das obras para a construção da pista de atletismo que vai funcionar no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF). A obra será feita em parceria com a universidade e vai beneficiar toda a população da cidade, além da comunidade acadêmica.
A pista, que levará o nome da atleta Aída dos Santos, tem previsão de ser entregue no final deste ano. A ação faz parte da estratégia de revitalização do Centro de Niterói e o investimento é de R$14,6 milhões.


O prefeito destacou que a obra vai trazer para a cidade a oportunidade de crescer e se destacar no esporte, além de contribuir com a qualidade de vida da população.


“Quando a gente assina uma ordem de início, parece que está tudo começando agora, mas o trabalho começa muito antes disso. Esse investimento vai atender às necessidades da Universidade e também às de Niterói. Nós teremos esse equipamento esportivo para a formação de atletas no Centro da cidade, neste lugar, que é talvez o que tem mais fácil acesso da cidade, com uma malha aquaviária para o Rio aqui próxima. Eu duvido que exista um equipamento de atletismo com uma vista como essa e tenho certeza de que essa pista será um grande sucesso e trará eventos internacionais para cá, para que esse investimento coloque Niterói no mapa das grandes competições de atletismo”, declara Grael.

Ele afirmou ainda que as obras da pista de atletismo fazem parte de um conjunto de investimentos que irão mudar a orla do Centro de Niterói e fazem parte do Plano Niterói 450. O projeto seguirá todas as determinações internacionais nas suas dimensões e também contará com a drenagem e revitalização do campo de futebol, área de salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto à distância. Serão construídos vestiários masculinos e femininos e uma sala para administração e almoxarifado, além de arquibancada e iluminação em led.



O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, reforçou a importância da parceria entre a academia, o poder público e os empresários para realização de intervenções importantes para a cidade.



“Nessas últimas gestões da Prefeitura, temos conseguido avançar muito com um conceito fundamental, que é uma visão contemporânea de integração dos agentes públicos para que a população tenha mais entregas. Somos todos cidadãos e beneficiários dos aparelhos públicos também. Nós, como universidade pública, temos a obrigação de incluir as pessoas, de ser uma universidade aberta, ‘sem muros’, do ponto de vista do acesso. Esse projeto traduz essa visão, uma pista de atletismo, que inclui e que é aberta. O projeto é fruto de muito diálogo com a Prefeitura. Só temos a agradecer”, afirmou Nóbrega.



Aída dos Santos, que dará nome à pista, é ex-professora da UFF e estava presente na cerimônia e agradeceu à Prefeitura e à universidade pela iniciativa. Durante a cerimônia, Aída também foi homenageada com uma placa.



“Eu estou muito feliz e realizada, além de bem emocionada também, porque atletismo é um esporte base e é de muito difícil acesso. Espero que essa pista ajude no início da carreira no esporte para muitos jovens”, se emocionou Aída.



O presidente da Federação Estadual Rio de Atletismo, Robson Maia, prestigiou o evento e reconheceu a importância do projeto.


“A Federação há muito tempo busca um espaço para realizar as suas competições. O atletismo do Rio de Janeiro carece desse espaço desde 2014. Esse investimento vem ao encontro de toda a expectativa da comunidade do atletismo do Rio de Janeiro. Tão logo esse complexo fique pronto – e sei que ele será uma mudança de paradigma para todo o atletismo do Brasil, não mediremos esforços para trazer as competições regionais, nacionais e internacionais para cá”, contou Maia.



Também estavam presentes na cerimônia os secretários municipais de Obras, Vicente Temperini; de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti; do Esporte e Lazer, Rubem Goulart; Executivo, Bira Marques; de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier; de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz; de Administração, Luiz Vieira; de Participação Social, Anderson Pipico; o Presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo Cesar Carreira; o vice-reitor da UFF, Fabio Passos; o diretor do Instituto de Educação Física da UFF, Luiz Tadeu Paes de Almeida; e o ex-atleta olímpico e campeão mundial, Nelson Rocha dos Santos, entre outras autoridades.



Visita ao IACS – Grael aproveitou a oportunidade para visitar também o novo Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da UFF, no Campus do Gragoatá. A obra, com aporte de R$ 28 milhões, foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Município e a UFF. A nova sede deverá ser inaugurada nas próximas semanas e contará com 110 salas interligadas e divididas em blocos de salas de aula, além de anfiteatro, pátio e sala de exposição.



Outras parcerias com a UFF - Segundo a Prefeitura, o município possui outras parcerias com a UFF, como a restauração do Cinema Icaraí e os trabalhos do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), uma iniciativa pioneira de produção acadêmica, voltada à gestão pública que trazem tantas ideias boas para a cidade.