A escritora e educadora niteroiense, Simone Santos, vai lançar livro em São Paulo. Divulgação

No dia 9 de março, a partir das 18h30min., a escritora e educadora niteroiense, Simone Santos, vai lançar seu terceiro livro: “Mulheres que Transformam Mulheres – Seja protagonista da sua vida”, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista 509, em São Paulo.
A obra que reúne a sororidade no empreendedorismo feminino é o terceiro livro lançado no mês da mulher. No trabalho ela reúne histórias emocionantes de mulheres que desafiaram o preconceito, lutaram por seu papel no mercado de trabalho e descobriram a força do empoderamento feminino.

A educadora e escritora niteroiense Simone Santos, conhecida pelo best-seller “As Donas da P** Toda (Literare Books/2021), lança seu mais novo livro com prefácio da empresária Luiza Helena Trajano. A obra reúne histórias de 31 coautoras que transformaram as suas trajetórias de vida e se tornaram exemplos em suas áreas de atuação. O objetivo do livro é ecoar a voz feminina para que todas as mulheres descubram o seu potencial e possam fazer a diferença em suas áreas de trabalho e na sociedade.

Simone, também é mestre em Educação no Campo da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalha como mentora de liderança empresarial e nesta função se deparou com questões como sexismo, diferenças salariais entre os gêneros, e outros desafios ainda impostos às mulheres que exercem cargos de liderança. Os textos do livro apresentam o empoderamento feminino com uma leitura que emociona, revolta, inspira e impulsiona a viver, sonhar e realizar.

“Durante o meu trabalho me deparei com histórias de luta, desafiadoras e, até mesmo, de humilhação pelas quais passam as mulheres em nosso país. A partir daí percebi o quanto o meu trabalho era importante e quis compartilhar essas experiências de superação com outras mulheres, ajudando-as a se libertarem dos paradigmas sociais e culturais, principalmente no ambiente de trabalho”, conta Simone ao explicar ainda a proposta, a partir desses relatos, de mostrar aos leitores que o sucesso pode ser alcançado e obstáculos superados por todas, independente de classe social ou econômica.

A escritora lembra que solicitou a editora Literare Books que só entrasse no livro coautoras selecionadas por ela, pois queria que fossem realmente mulheres que fizessem um trabalho de transformação na vida de outras mulheres. Já o convite para a Luiza Helena Trajano escrever o prefácio foi feito em abril de 2022, durante sua formatura na Academy For Women Entrepreneurs (AWE2.0 - Iniciativa da Embaixada e do Consulado dos EUA), evento que aconteceu em São Paulo.

“Quando eu soube que a Luiza Helena Trajano estaria na formatura, eu pensei em convidá-la para prefaciar o meu livro. Fiquei um mês mentalizando como seria nosso encontro e como faria o convite. E ao convidá-la, ela prontamente aceitou”, lembra Santos.

O livro apresenta 29 histórias emocionantes de: Amanda Paula Paris, Ana El Achkar, Andrea Peres, Andy de Santis, Angela de Paula, Bárbara Andrade, Bárbara Simões, Bruna de Sillos, Carina Gullo, Cristiane Féres, Dalva C. Lourenço, Gaby Costa, Indiara Gomes de Oliveira, Ivana Portella, Jacqueline Magalhães Jaqueline Huzar Novakowiski, Larissa Gomes Oliveira, Layla Lu, Lourdes Manhani, Luciana de Paula Oliveira, Lucineia de Souza Bazan, Mariana Macahyba Marun, Mariana Vilela Corvello, Micaela Góes, Pia Manfroni, Roberta Ferreira, Stella Rangel, Tathiana Tavares, Tatyana Azevedo e Vanessa Monnerat.

Os textos tratam de temas como empoderamento feminino, resiliência, mudança, reinvenção, maturidade, amor-próprio, luta, envelhecimento, estratégia, coragem, equidade entre outros assuntos relevantes para a representatividade feminina. “Ao ler essas histórias, o leitor perceberá que viver é desafiador, que falhar é humano e que a vida é um presente divino”, finaliza a escritora.

Conhecendo algumas histórias

“Ninguém segura uma mulher com autonomia econômica”

Neste capítulo Andy de Santis , educadora, escritora, orientadora de finanças pessoais, docente e consultora nas áreas de educação econômica, sustentabilidade e consumo consciente nos apresenta uma triste realidade: embora boa parte das residências seja comandada por mulheres e muitas de nós já tenhamos conquistado a independência financeira, podemos dizer que temos autonomia econômica? Neste capítulo, a autora analisa o papel das mulheres na economia e alguns dos dilemas na relação com o dinheiro, questionando a quem interessa nos manter dependentes e o que podemos conquistar quando nos empoderamos economicamente.

“Impossível é Deus pecar”

Roberta Psicopedagoga clínica e institucional (UNESA), palestrante
e pedagoga (UFF/IEAR, Angra dos Reis/RJ), atriz e diretora teatral nos conta nesse artigo como desafiou a sua origem social. Com muito orgulho de seus pais, filhos de agricultores, que mesmo sem muito estudo a estimularam a seguir em frente, Roberta traçou o seu próprio caminho. Segundo a autora, concluir um curso universitário pode ser considerado um ato de resistência frente à estrutura social na qual filhos de operários devem permanecer na base da pirâmide, contribuindo para a manutenção da riqueza de poucos.


“Estratégias da sua vida e do seu negócio”

Neste capítulo, Vanessa Monnerat, nutricionista com especialização em Nutrição Esportiva e docência do ensino superior, formada em Gastronomia nacional e internacional, após o diagnóstico de burnout, descobriu o universo
do autoconhecimento, tornando-se coach de saúde integrativa e sistêmica, master coach de emagrecimento consciente, practitioner de PNL, gestora de estratégias digitais e especialista em sono e rotina do bebê.

Vanessa traçou uma estratégia de vida para si e a partir daí resolveu ajudar outras mulheres. E assim nasceu a mentoria Um Toque de Mágica na Vida de Mães Empreendedoras, um programa individualizado, voltado para a necessidade de cada família, ajudando outras mulheres a traçarem estratégias para conciliar os desafios da vida, a rotina dos filhos, o sono e o sono das crianças e a gestão dos negócios aumentando, definitivamente, o seu faturamento.


Sobre a autora

Simone S. Santos é natural de Niterói. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010), Funcionária Pública há mais de três décadas, escritora, palestrante, Mentora de Mulheres Líderes com a missão de fortalecer a liderança feminina. Uma das 90 empreendedoras brasileiras selecionadas para participar da Academy for Women Entrepreneurs (AWE 2.0).

Autora do livro O pão nosso de cada dia nos dai hoje: alfabetização e trabalho de crianças catadoras de um lixão, coautora do best-seller As donas da p** toda: um livro escrito por mulheres empoderadas para inspirar outras mulheres pela Literare Books International e Organizadora do livro "Mulheres que transformam mulheres: seja protagonista da sua vida" também pela Literare Books International.

É pedagoga, Especialista em Literatura Infanto-Juvenil e Especialista em Alfabetização das Crianças das Classes Populares (UFF), coach, brinquedista formada pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) e contadora de Histórias (CAL).

Foi coordenadora da equipe da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí e professora do Curso de Pedagogia, Coordenadora de Pós-graduação e Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Brinquedoteca e Educação Infantil" da Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC), atuando principalmente nos seguintes temas: Empoderamento Feminino, Empreendedorismo, Inteligência Emocional e Financeira, Psicologia Positiva, Comunicação Criativa e Oratória, Educação, Alfabetização, Contação de Histórias, Políticas Públicas, Planejamento Estratégico e Metodologia da Pesquisa Científica.
A coach de autoestima feminina foi homenageada em dezembro de 2021 na Câmara Municipal com a Medalha Felisberto de Carvalho, entregue pelo vereador Renato Cariello. A condecoração foi criada para homenagear os professores que tenham prestado relevantes serviços ao Município de Niterói.
"Sou Funcionária da Rede Municipal de Educação de Niterói há 15 anos e o meu primeiro livro foi sobre uma pesquisa realizada junto às crianças trabalhadoras do lixão de Niterói. Por isso, a condecoração, que coincidiu com o lançamento do meu segundo livro", concluiu a escritora.