Vacinação contra HPV: vítimas de violência sexual têm prioridadeDivulgação/Ascom
Vacinação contra HPV para vítimas de violência sexual é iniciada em Niterói
Inclusão da vacinação contra o HPV é fundamental para essa camada da sociedade
Niterói – Um grupo prioritário da sociedade que ainda não foi vacinado contra o HPV agora já pode tomar a sua dose em Niterói. A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói incluiu na campanha a prioridade para homens e mulheres vítimas de violência. A faixa etária contemplada é de 9 a 45 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.
O município disponibiliza a imunização contra o HPV nas Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Programa Médico de Família. Caso o primeiro atendimento seja realizado em um hospital, a vítima será encaminhada, com receita médica, à unidade de saúde básica mais perto de casa para iniciar ou completar o esquema de vacinação do HPV. As pessoas já vacinadas não necessitam de doses suplementares. Aquelas ainda não vacinadas devem receber as doses necessárias para completar seu esquema vacinal. O HPV, Papilomavírus Humano, é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e está associado a casos de câncer do colo do útero. A vacina é o melhor meio de prevenção contra os variados tipos da doença. A imunização contra o HPV faz parte do calendário de vacina dos adolescentes entre 9 e 14 anos de idade, do sexo feminino e masculino, com esquema vacinal de duas doses, considerando o intervalo de seis meses.
“A imunização contra o HPV para este grupo é uma estratégia importante para o enfrentamento do vírus. A vacina está disponível na rede ambulatorial e é fundamental que a vítima de violência, que não tenha sido vacinada anteriormente, procure a unidade mais próxima”, destaca a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.