Cidade de Niterói: premiada pelo BID Reprodução/Internet

Niterói – A cidade de Niterói saiu vitoriosa no 8º Prêmio de Gestão para Resultados de Desenvolvimento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ela faturou o segundo lugar na categoria subnacional no eixo “Planejamento Estratégico e Orçamento Orientado para Resultados” com o projeto "10 anos do Plano Niterói que Queremos: Articulação das estratégias de curto, médio e longo prazo através do Sistema de Planejamento Integrado do Município”.
O projeto premiado apresenta como o município foi construindo ferramentas inovadoras e arranjos institucionais sólidos para o planejamento eficiente e focado em resultados. A iniciativa é coordenada pela Subsecretaria de Planejamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG). E o prêmio do BID é organizado pela Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados do Desenvolvimento (CoPLAC-MpDR).
“Em 2013, quando elaboramos o Plano Estratégico Niterói Que Queremos, desenvolvemos uma grande ‘carta de navegação’ para os próximos 20 anos do município, preparando-o para os principais desafios daquele momento e para o futuro. Através de um processo participativo com toda a sociedade niteroiense, foi feito um plano de cidade, que é muito maior que um plano de um só governo. Esse novo prêmio internacional reconhece o trabalho que colocamos em prática na última década, tendo como base um planejamento focado na gestão pública centrada em metas e resultados, atendendo às demandas de uma sociedade cada vez mais consciente de seus direitos. Sigamos em frente por uma Niterói cada vez mais sustentável, inovadora, transparente e socialmente justa”, declarou o prefeito Axel Grael.
A premiação mostra esforço do município neste setor, ao longo da última década. “Uma das razões do êxito de Niterói é a continuidade das políticas públicas e o pensamento e planejamento das políticas públicas de curto, médio e longo prazo, consubstanciado no Plano Estratégico Participativo. Isso foi fundamental para a melhoria da gestão pública e para que tirássemos do papel de projetos esperados há décadas pela população de Niterói. Esse prêmio nos dá ânimo para um novo ciclo de planejamento para os próximos dez anos”, disse o ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves.
O Plano Estratégico Niterói Que Queremos (NQQ) foi desenvolvido em 2013, pretende tornar Niterói exemplo de “a melhor cidade do Brasil para se viver e ser feliz”. O plano tem o foco em orientar as políticas públicas e projetos no município nos últimos 20 anos, indo então até 2033, e buscando gerar impacto a partir da definição de desafios e metas que alcancem o desenvolvimento econômico-social e a evolução da qualidade de vida dos niteroienses.
“O Niterói que Queremos é um grande orgulho da gestão municipal e um legado para a cidade de Niterói, pois é um plano que estruturou ações para 20 anos, pensando em como os cidadãos querem e enxergam a cidade. Desde 2013, estamos trabalhando no planejamento e na modernização da gestão e ficamos muito felizes com resultados como esse”, finalizou a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.