Niterói Cervejeiro: duas cervejas da cidade faturam o Mondial de La BiêreDivulgação/Ascom

Niterói – Na última sexta-feira (13), no Pier Mauá, no Rio, aconteceu mais uma edição da competição Mondial de La Biêre, e dois rótulos originais de Niterói saíram campeões, faturando para a cidade o duplo ouro. Ao todo concorreram 1,5 mil rótulos de cerveja de diversas parte do Brasil e do mundo. As premiadas niteroienses foram a Matisse e Noi, cada uma em classificações diferenciadas. Participaram também as cervejarias Masterpiece, Máfia, Maldita, Malteca, Belgarioca, Brew Lab e Fractal.
A Prefeitura, com o objetivo de incentivar o setor, criou o selo Niterói Cervejeiro e já entregou o selo a oitos cervejarias. A iniciativa existe para valorizar as fábricas artesanais na cidade – que já tem 78 estabelecimentos ligados à produção e distribuição de cerveja artesanal, entre cervejarias, bares cervejeiros e feiras, segundo levantamento do Programa de Desenvolvimento dos Projetos Aplicados, convênio entre a Prefeitura e a UFF. O selo é desenvolvido desde 2017, dentro do Plano Estratégico Niterói que Queremos.

A subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cid, que preside o Selo Niterói Cervejeiro, diz que, além das fábricas, o selo também apoia parcerias para a distribuição das bebidas em pontos de gastronomia da cidade. “São hoje os estabelecimentos estão se aprimorando. São empresários com um olhar especial para questões de sustentabilidade. É um projeto que vai além dos ganhos econômicos”, afirmou Lindalva.

Niterói também conta com 7 fábricas de cerveja, 4 fábricas em processo de registro, 32 cervejarias ciganas, 19 bares cervejeiros, 5 associações cervejeiras, 3 startups de bebidas artesanais e 2 coletivos cervejeiros. Esses estabelecimentos empregam, aproximadamente, 600 pessoas entre empregos diretos e indiretos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é a responsável pelo diálogo com o movimento intersindical, com as secretarias municipais, com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Parabéns a todas as cervejarias artesanais de Niterói. É uma participação robusta, alegre e é muito bonito de ver que os cervejeiros da cidade atendem a uma lista de cerca de 50 requisitos. Estamos desenvolvendo um circuito cervejeiro com padrão para disputarmos a preferência de turistas e amantes da bebida com outras cidades”, comemorou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite.