Bebel Pantaleão: livro produzido a partir de textos dos alunosDivulgação/Ascom
Livro produzido a partir de oficina de textos é lançado em Niterói
Evento acontece no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento
Niterói – No próximo sábado (21), das 11h às 14h, será lançado nas dependências do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – que fica dentro do Campo de São Bento, em Icaraí – o livro Olhos de Poeta, produzido a partir de textos poéticos criados por 174 alunos, de todas as idades, que frequentaram a Bebel Pantaleão Oficina de Textos. A entrada é gratuita.
Desde 1990 Bebel desenvolve projetos que aproximam os alunos da linguagem poética de pensar, refletir e escrever para, em seguida, observar a beleza dos textos por eles produzidos.
A intenção é incentivar a leitura e a produção textual de forma prazerosa e lúdica, ou seja, atrair crianças, jovens e adultos para o mundo encantado do texto literário. Cartógrafos, que somos, acompanhamos os processos que ocorrem com cada grupo, com cada aluno e conosco no percurso que empreendemos.
"Gosto de enfatizar que os poetas e os pintores, isto é, que os artistas nos ensinam a olhar, a perscrutar algo que não se apresenta assim tão claramente e que pode ser revelado de repente. O mundo apressado e desatento onde habitamos, marcado pela velocidade, pode ganhar outra espessura se o contemplamos com o olhar poético. Descobrimos, no banal e no cotidiano, belezas escondidas. Aprendemos não a olhar simplesmente, mas a nos abrirmos às sutilezas que se revelam na simplicidade da vida. A poesia é uma qualidade do olhar", explicou Bebel Pantaleão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.