João Carino, gestor do Aprendiz Musical, é indicado para receber a Medalha Tiradentes
Proposta foi apresentada na Alerj pelo deputado estadual Vitor Junior e será votada após o recesso parlamentar
João Carino: Indicação para Medalha Tiradentes vem pela inclusão social por meio da música e por sua importante contribuição para a música brasileira - Divulgação
João Carino: Indicação para Medalha Tiradentes vem pela inclusão social por meio da música e por sua importante contribuição para a música brasileiraDivulgação
Niterói - O produtor cultural, escritor, pesquisador e radialista João Carino, gestor do Aprendiz Musical, maior programa de musicalização em escolas públicas do país e que é desenvolvido em Niterói, foi indicado para receber a Medalha Tiradentes.
A proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pelo deputado estadual Vitor Junior (PDT) e será votada após o recesso parlamentar.
O deputado Vitor Junior destaca que a iniciativa é um reconhecimento pelo comprometimento de João Carino com a inclusão social por meio da música e por sua importante contribuição para a música brasileira. “Nossa proposta para a entrega da Medalha Tiradentes ao João Carino tem como objetivo o reconhecimento por sua trajetória e comprometimento com a inclusão social por meio da música, realizando ações que ajudam a transformar a vida de centenas de crianças e jovens, além de sua contribuição para a preservação da memória e para levar conhecimento para as novas gerações da nossa Música Popular Brasileira”, afirmou.
O produtor cultural João Carino conta que recebeu a indicação com grande honra e gratidão. “Recebo com imensa honra e gratidão a indicação à Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Agradeço especialmente ao deputado Vitor Junior pela iniciativa e pelo reconhecimento ao meu trabalho como produtor cultural e a minha atuação à frente do programa Aprendiz Musical. Essa indicação representa não apenas o incentivo pessoal, mas também uma valorização da cultura e da educação musical como ferramentas de transformação social”, diz.
Carino complementa a fala. "Receber a indicação e, porventura, ganhar a Medalha Tiradentes é como ouvir uma canção antiga que ainda ecoa viva no presente. É o tipo de reconhecimento que aquece o peito e, ao mesmo tempo, dá um empurrão pra frente. Como produtor musical e pesquisador da nossa memória sonora através do IMMuB, aprendi que cultura é mais que espetáculo — é alimento da alma, é resistência no silêncio, é caminho quando tudo parece confuso. Cada projeto que fiz, cada som que registrei, cada história que ajudei a contar, foi sempre movido por essa certeza: que a arte transforma. Que a cultura não só entretém. Ela cura, ela ensina, ela liberta", exemplifica o pesquisador.
A indicação para a medalha faz João Carino refletir. "A indicação para esse prêmio não é só minha. É de todos que acreditam que pesquisar a nossa música, preservar nossas raízes e dar palco às vozes brasileiras é um ato de amor ao país. É de quem sonha, de quem faz, de quem canta, de quem ouve. Que essa medalha brilhe não só no peito, mas como farol para que mais gente siga na direção da arte, da memória, da beleza. Porque a cultura nos faz lembrar de onde viemos — e nos inspira a imaginar pra onde ainda podemos ir".
SOBRE JOÃO CARINO
Em sua trajetória profissional, João Carino conquistou importantes prêmios. Produziu mais de 50 discos de artistas como Elizeth Cardoso, Chico Buarque, Raphael Rabello, Ivan Lins e Beth Carvalho, e roteirizou e dirigiu dezenas de shows no Brasil e no exterior. Trabalhou por 38 anos na TVE e na Rádio MEC, do Rio de Janeiro, produzindo centenas de programas de televisão e de rádio. Carino é também fundador do Instituto Memória Musical Brasileira, o IMMuB, dedicado à pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira, que mantém a maior catalogação de discos do Brasil, além de desempenhar importante papel na promoção da assistência social, por meio de atividades culturais, artísticas e educativas ligadas à música.
O trabalho de João Carino com o Aprendiz Musical começou em 2011. O programa da Prefeitura de Niterói, que beneficia mais de 10 mil crianças e jovens com aulas gratuitas, acaba de conquistar em Brasília o Prêmio Profissionais da Música (PPM), na categoria Projetos Sociais com Música. A premiação, uma das mais relevantes do setor no país, consagra o Aprendiz Musical como referência nacional na promoção da cidadania por meio da arte.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.