Niterói: Colab vai operacionalizar a distribuição do aluguel universitárioDivulgação
A operacionalização do programa ocorre de forma totalmente digital, sem necessidade de codificação, por meio do Criador de Serviços do Colab, plataforma adotada pela Prefeitura para estruturar e gerenciar as etapas do benefício. O sistema permite a realização de inscrições, envio e análise de documentos, triagem dos candidatos, assinatura digital dos termos de compromisso e acompanhamento dos beneficiários, sem necessidade de atendimento presencial.
O processo de seleção leva em consideração critérios como renda familiar, participação em programas sociais e vínculo com instituições de ensino do município. Toda a interface do serviço foi desenvolvida com o Criador de Serviços do Colab, ferramenta que possibilita customização de fluxos e formulários, além de proporcionar rastreabilidade, transparência e facilidade de auditoria por parte do poder público.
De acordo com a Prefeitura, a digitalização do programa visa ampliar o acesso, garantir maior controle sobre a concessão do benefício e facilitar a prestação de contas dos estudantes. O acompanhamento é feito pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Acessibilidade, com suporte da equipe de tecnologia da informação do município.
Segundo Alexandre Estrela, diretor de negócios e projetos do Colab, a tecnologia facilita a implantação de políticas públicas digitais de forma ágil e segura. “O uso do Criador de Serviços permitiu estruturar um processo completo, transparente e eficiente, reduzindo a burocracia para o cidadão e para a administração pública. Experiências como esta contribuem para a modernização do setor público e o fortalecimento de políticas sociais”, afirma Estrela
As inscrições para o Programa Aluguel Universitário seguem até 8 de julho de 2025, por meio do endereço https://sites.niteroi.rj.gov.br/alugueluniversitario
O Colab é uma govtech fundada em 2013 por Gustavo Maia e Paulo Pandolfi com o objetivo de digitalizar e modernizar a gestão pública, promovendo a participação cidadã. A plataforma permite que cidadãos reportem problemas urbanos, participem de consultas públicas e acessem serviços essenciais de forma digital. Entre as soluções oferecidas, estão a digitalização de serviços como zeladoria, adoção e castração de pets, solicitação de alvarás para eventos em espaços públicos, pré-matrícula escolar e agendamento de vacinas. Com inteligência artificial e análise de dados em tempo real, a startup ajuda prefeituras e órgãos públicos a tomarem decisões mais assertivas, tornando a administração mais eficiente e transparente.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.