Primeira Feira Iguassú de 2023 teve como tema o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste mês.Divulgação

O Centro de Nova Iguaçu foi palco no último fim de semana da primeira edição da Feira Iguassú de 2023. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), a edição teve como tema o ao Dia Internacional da Mulher, e foi todo voltada para a valorização feminina.
Quem compareceu pode ouvir histórias das empreendedoras Faby Lyra, Ro e Elisa Medeiros, Flávia Duarte e Elizete Barroso, poemas declamados por Natália Stocco, Carol Nuñes, Camila Pontes, Hanny Saraiva e Bete Gomes e música de Cida Santana, Pedro Lima, Walace Lopes, Serginho Abreu e Jullie Nóbrega. Miriam Magali, superintendente da Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), falou sobre os tipos de violência contra mulheres.
O secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, celebrou mais um uma edição do evento.
“É muito especial uma feira de sucesso como essa abordar um tema tão importante como a valorização feminina. Feira Iguassú no mês das mulheres é um luxo. Esse projeto já está no coração do Iguaçuano e isso me deixa muito feliz”, disse.
A pedagoga Maria da Penha Vieira Silvia, de 53 anos, esteve no evento pela primeira vez. Ela faz um curso preparatório próximo ao local do evento e ficou encantada com a feira.
“É o máximo ouvir sobre a valorização da mulher em todas as áreas. O profissionalismo, o amor e a dedicação que elas fazem isso aqui acontecer é impactante. Estou encantada com esse serviço”, comentou.
A artesã desde 1997, Doraci Gomes, de 52 anos, participa da feira desde sua criação, em 2019, estava emocionada por participar do evento.
“Dia da Mulher, Dia do Artesão e Mês do Empreendedorismo, eu tenho três motivos para estar comemorando aqui. Estou muito feliz em participar desse momento importante da feira, com um assunto muito lindo”, relatou.
A Feira Iguassú é promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), em parceria com empreendedores da sociedade civil. É realizada mensalmente, no segundo sábado do mês, das 9h às 19h.