Caminhada celebrou o dia mundial da conscientização do autismo em Nova Iguaçu.Divulgação
Nova Iguaçu celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Prefeitura realizou eventos de integração no último fim de semana em alusão à data
Mais de 400 pessoas participaram da caminhada para conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no domingo, em Nova Iguaçu, evento realizado pela Prefeitura, em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A ação, que teve como ponto de encontro a Praça Vitória, na Via Luz, no bairro da Luz, reuniu muitas crianças autistas acompanhadas dos pais.
Com balões azuis, cor que simboliza o autismo, eles percorreram dois quilômetros, passando pela Praça do Skate e Avenida Doutor Mário Guimarães, até retornar à Praça Vitória.
Durante o evento foram usadas faixas alusivas à causa. Participaram alunos da rede municipal de ensino, crianças de Centros de Atenção Psicossocial Infantil e com síndrome de Down, além de alunos do Centro Olímpico e Vila Olímpica de Nova Iguaçu. A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana deu apoio com agentes e acompanhou todo o trajeto que durou cerca de uma hora.
“Essa programação é de inclusão e não de exclusão. Muita gente parou pra ver a caminhada. Isso foi sensacional. Falar de autismo é lembrar de vitória e essas famílias precisam de reconhecimento, respeito e apoio”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Fernandinho Moquetá.
Além da caminhada, quem foi à Praça Vitória participou de atividades sensoriais, lúdicas, musicais e motoras. As crianças ainda se divertiram com tobogã e pula-pula, além de muita pipoca. Panfletos para alertar a população sobre os direitos do autista foram distribuídos.
Mãe do menino Miguel, de 12 anos, Michele Valentim, de 45, disse que esses movimentos de conscientização precisam ganhar cada vez mais espaço na Baixada Fluminense.
“Geralmente vemos essa caminhada na Zona Sul do Rio, agora chegou até Nova Iguaçu. É uma data para que todos conheçam os direitos deles, que haja mais respeito, é pra conscientizar as pessoas que não sabem sobre o autismo. Com 2 anos de idade, Miguel começou a demonstrar sinais de autismo. Meu filho é carinhoso, adora beijar, lidar com ele todo dia é uma honra pra mim”, garantiu Michele.
O Subsecretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Rafael Reina, lembrou que o evento será anual e a expectativa é que ele seja ainda maior em 2024.
“Queremos levar ainda mais gente pra essa caminhada e fazer o evento na Via Light”, contou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.