Nova Iguaçu realizou oficina de artesanato infantil na semana das criançasAlziro Xavier / PMNI

Nova Iguaçu - Se a reciclagem é uma das ações que ajudam a garantir o futuro do planeta, ensinar às crianças esta arte é fundamental. Por isso, a Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu no último Dia das Crianças uma oficina de artesanato dedicada a elas, com objetivo de ensinar meninos e meninas a criar brinquedos a partir de materiais recicláveis.
A oficina gratuita foi ministrada pela artesã Dayane Pontes na Sala de Leitura Fenig, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu. Além da ação para o público infantil, a Fenig promove diversos cursos que fazem parte do Programa Municipal de Artesanato, iniciado em 2017, com uma série de ações colocadas em prática para fomentar e qualificar os profissionais desse ramo da economia criativa e do empreendedorismo.
De acordo com Miguel Ribeiro, presidente da Fenig, as oficinas criam oportunidades para que artesãs e artesãos possam desenvolver novas habilidades e ampliar os seus negócios, gerando trabalho e renda.
“O Programa Municipal de Artesanato tem o foco educacional e social na geração de renda e capacitação dos profissionais, como também o cuidado ambiental através de diversas atividades que incentivam artesãs e artesãos a criar a partir de materiais ecologicamente sustentáveis”, explica.
Um dos cursos que estão em andamento é a Oficina de Artesanato Introdutório com Reutilização de Cascas e Fibras Naturais. A capacitação teve início em setembro e é constituída por oito encontros, sempre às quintas-feiras, nos quais os alunos aprendem, primeiramente, a confeccionar papel reciclável e papel artesanal para utilizá-los na produção de peças artesanais
“Esta oficina trabalha a ideia da sustentabilidade. Utilizamos fibras de bananeira, de casca de cebola e papel reciclado na confecção de bloquinhos, cartões de visita, anel de guardanapo, marcadores de livros, entre outros produtos vendáveis e ecologicamente corretos”, conta Marcela Silva Passos, responsável por ministrar o curso.
Oportunidade de qualificação
Artesã desde os 12 anos, Marcela, hoje com 45, é recém-cadastrada pela Fenig. Além de transmitir seu conhecimento, ela terá a oportunidade de desenvolver novas habilidades. Isso porque os artesãos cadastrados no Programa Municipal de Artesanato têm a oportunidade de participar de cursos, feiras e grandes eventos da cidade, como a Feira Iguassú, e até mesmo em outros estados, como a Mega Artesanal, maior evento do setor da América Latina realizado anualmente em São Paulo.
A carteirinha da Fenig é um certificado profissional para os artesãos. Com ela, o artesão pode obter descontos em lojas parceiras. É possível também obter descontos em cursos de inglês, clínica ortopédica, farmácia, entre outros.
“Desde o início, o Programa já cadastrou mais de 2.800 artesãos. Criamos espaços para que esses artistas e empreendedores possam comercializar os seus produtos, além disso, realizamos cursos de capacitação e técnicas de vendas para a internet, conseguimos descontos em lojas de matérias-primas para confecção de peças artesanais, além de outros estabelecimentos parceiros”, revela o presidente Miguel Ribeiro.
Anualmente, os artesãos residentes no município, podem se inscrever para a avaliação e, se aprovados, realizar o cadastro no programa municipal gratuitamente. As inscrições podem ser feitas online, pelo site da fundação https://www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/programadeartesanato/cadastramento/.