Atenção Primária à Saúde segue abaixo da média nas metas definidas pelo Ministério da SaúdeReprodução
Nova Friburgo ficou na 52ª colocação entre os 92 municípios fluminenses no ranking do Previne Brasil neste segundo quadrimestre de 2023. A avaliação do Ministéro da Saúde mede o desempenho dos municípios brasileiros em relação à atenção primária de saúde de cada município.
A nota de Nova Friburgo foi 5,62 com desempenho 200.09, o que coloca o município na 5ª posição entre os 16 municípios da Região Serrana. Apesar da aparente boa colocação, a nota está bem atrás do primeiro colocado regional, Cantagalo, que atingiu 9.74 e desempenho de 691.54, o que revela a grande distância entre a qualidade dos serviços. O único indicador em que a cidade ficou com indicador azul, ou seja, maior ou igual que a meta, foi na proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, com 61% para a meta de 60%.
Apesar dos números não tão positivos, o município melhorou no ranking, em comparação com o mesmo quadrimestre de 2022, quando alcançou a 12ª colocação regional com a nota 2.23.
O desempenho do Previne Brasil é um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. Quanto maior o desempenho total, mais recursos serão destinado ao município
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.