Prefeitura de Nova Iguaçu divulgou balanço de serviços, como vacinação antirrábica, castração e adoção de animaisDivulgação / PMNI

A Prefeitura de Nova Iguaçu divulgou recentemente o balanço do primeiro semestre do atendimento gratuito para castração de cães e gatos no município. O serviço começou a ser realizado no início do ano. Somente entre janeiro e junho, 2600 tutores foram agendados e 1.074 animais foram castrados.
A ação acontece graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo (SEMUG), por meio da Assessoria Especial de Proteção Animal, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a Clínica Veterinária da Universidade Iguaçu (UNIG) e o Hospital Veterinário da Estácio. Os números de animais já imunizados durante a Campanha de Vacinação Antirrábica e de pets adotados nas feiras municipais também foram divulgados.
De acordo com Naira Pereira, assessora especial de Proteção Animal, a expectativa inicial da Assessoria Especial de Proteção Animal era castrar 4.800 cães e gatos. No entanto, apenas 22% da meta foi alcançada nos seis primeiros meses. A diferença entre o número de animais atendidos e castrados se deve, principalmente, ao número de faltosos após o agendamento para a castração. Vale ressaltar que cada tutor leva, em média, três animais para atendimento.
“Nosso projeto de castração preza pela saúde do animal. As clínicas avaliam a saúde dos cães e gatos, realizando exames de sangue para ter certeza de que eles estão em boas condições para serem castrados. Infelizmente, por risco à vida, alguns pets são vetados após esta avaliação. No entanto, o grande problema é que muitos tutores, mesmo após seus bichinhos serem aprovados, não retornam à clínica no dia em que a castração é agendada”, disse.
Duas das razões de veto à castração são os fatores idade e peso. No entanto, quando os animais são vetados por não apresentarem boas condições de saúde após o exame de sangue, os tutores são orientados quanto ao tratamento que devem buscar. Desta forma, os pets podem ser reavaliados e finalmente castrados, caso estejam aptos.
Vacinação antirrábica
Além da castração, a Prefeitura de Nova Iguaçu oferece outro serviço gratuito essencial à vida dos animais: a vacinação antirrábica. Neste ano, a campanha teve início no dia 16 de setembro e se encerra no próximo sábado. Os endereços dos locais e a lista de postos que estarão disponíveis no dia 21 de outubro estão em http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao/antirrabica.
Feiras de adoção
Outro serviço que teve início em 2023 é a Feira Municipal de Adoção de Animais. Para isso, a Prefeitura conta com protetores parceiros, que resgatam e cuidam dos animais até que eles estejam prontos para serem adotados. Em cinco edições realizadas até o momento, 50 cães e gatos ganharam novos lares. Entre eles está o Aquiles, um cão de raça indefinida que perdeu uma das patas após ser atropelado. Ele foi tratado e, posteriormente, adotado em uma das feiras.
Naira Pereira explica que o trabalho da prefeitura não se encerra quando um cão ou gato é adotado nas feiras. No ato da adoção, os novos tutores são cadastrados e monitorados nos meses seguintes. O objetivo é se certificar que o animal está sendo bem cuidado e levando uma vida saudável.
“Nosso papel é a busca pela adoção responsável. A gente acompanha, telefona, pede fotos, interage de todas as formas para ter a certeza de que o animal está em boas mãos”, disse.
Praça especial para cães e seus tutores
Os animais de estimação e seus tutores terão um lugar especial para se divertir em Nova Iguaçu. A Prefeitura, por meio das Secretarias municipais de Infraestrutura (SEMIF) e de Desenvolvimento Urbano (SEMDUR), está construindo o primeiro ‘ParCão’ da cidade. Trata-se de um espaço público, com aproximadamente 700 metros quadrados, que está sendo criado para que os cães possam brincar, socializar e desenvolver suas habilidades.
O ‘ParCão’ está sendo construído no Bairro da Luz, em uma área triangular entre as ruas Aguiar Dias, Monteiro Lobato e a Avenida Doutor Mário Guimarães, a poucos metros do Fórum da cidade. O local promete ser um grande point para os cães e seus tutores. Além de brinquedos exclusivos para os pets, o ‘Parcão’ deverá contar com bancos em formato de osso e um banco “instagramável” que deverá garantir diversas fotos e publicações nas redes sociais.
O espaço terá ainda um playground, brinquedos em círculo, um circuito de salto ajustável de acordo com o porte do animal, além de um bebedouro especial para que os pets possam se hidratar. O equipamento contará também com uma área de convivência de pergolado, com bancos e mesas, que poderá receber eventos e até mesmo campanhas de vacinação e adoção de animais, por exemplo.