Desde 2017, já foram plantadas aproximadamente 70 mil mudas em Nova Iguaçu, sendo mais de três mil em 2023Divulgação

Nova Iguaçu - O Instituto Ambiental e Ecoturismo (EAE), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, plantou mais de 200 mudas de árvores na Serra do Vulcão, no último domingo. A ação aconteceu durante o projeto "Eles queimam, nós plantamos", que tem o objetivo de reflorestar a região.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edgar Martins, o projeto visa o reflorestamento na região. Desde 2017, já foram plantadas aproximadamente 70 mil mudas na cidade, sendo mais de três mil em 2023.
“Com o agravamento das mudanças climáticas, esse plantio é importante para o equilíbrio do clima da nossa cidade. Hoje plantamos esperança para que as pessoas tenham consciência da preservação ambiental para o bem de todos”, disse.
Todas as espécies plantadas são nativas da mata atlântica, como pau-ferro, pau-cigarra, anticoagulante, embaúba, grumixama, pitanga. O músico William Seabra, morador de Belford Roxo, de 36 anos, participou do plantio de mudas de árvores pela primeira vez. Ele disse que a experiência foi única, e, no próximo evento, vai voltar com a família.
“Estou colaborando um pouquinho com o reflorestamento e preservação do meio ambiente. Quando venho à Serra, vejo alguns pontos devastados pela queimada provocada pelo homem. Isso aqui também é um trabalho de conscientização. Na próxima edição vou trazer meu filho e estimular o plantio para que outras pessoas também deixem um legado para gerações futuras”, garantiu.