Miguel Pereira é hoje um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio. E essa é a realização do meu antigo sonho, cidadão de coração da cidade, que me adotou há décadas. Nascido na capital, passei mais da metade da minha vida em Miguel Pereira, e me tornei representante do município. Fui eleito vereador e, anos depois, em 2017, prefeito. Me dediquei a arrumar a casa, colocando as contas em dia. Reeleito com quase 90% dos votos, iniciei a missão de transformar Miguel Pereira na “Gramado Carioca”. Mas, como cumpri-la se temos um dos menores orçamentos do Rio de Janeiro?
O segredo é a busca por parcerias com a iniciativa privada. E tem dado certo. Nós pensamos e elaboramos os projetos e oferecemos todo o apoio ao empreendedor, com a cessão de terrenos e também de mão de obra. As empresas entram com os recursos e a administração dos locais. Mas quem MAIS ganha são os moradores de Miguel Pereira: mais emprego, mais renda e mais desenvolvimento.
Inaugurado no fim do ano passado, o maior parque de dinossauros do mundo, o Terra dos Dinos, é referência de como a parceria é importante para uma cidade. Com mais de 40 réplicas em tamanho real dos animais pré-históricos, o parque contou com investimento de R$ 70 milhões, gerando pelo menos 160 empregos diretos e outras centenas de indiretos. Por lá, passarão mais de 1 milhão de visitantes por ano. É a movimentação da economia local.
A Rua Coberta é também resultado de uma negociação bem-sucedida. O maior polo gastronômico do estado – com restaurantes panorâmicos, lojas gourmet e cinema – foi idealizado pela prefeitura e executado por empresários. Foram aplicados mais de R$ 10 milhões nas obras, que geraram mais de 320 empregos. Além, é claro, das vagas de trabalho permanentes que chegaram com a inauguração do local.
Recentemente, fechamos a construção, em Miguel Pereira, de uma filial do Colline de France, famoso hotel de Gramado, no Rio Grande do Sul, e eleito o melhor do mundo. Vamos trazer para o município ainda o Pedro dos Leitões, o restaurante mais antigo de Portugal. Ele ficará no nosso polo gastronômico flutuante, inédito no estado, no Lago Javary. Tudo fruto da conversa com empresários, que enxergam na cidade todo o potencial que ela tem.
Como bom administrador e “vendedor” de Miguel Pereira, sigo buscando novos parceiros pelo crescimento social e econômico da cidade do meu coração. A meta é única e está sendo cumprida: tornar Miguel Pereira exemplo para outros municípios do Estado do Rio e do Brasil. Trabalho que tenho feito nesses seis anos à frente da prefeitura, com uma gestão responsável, empreendedora e inovadora.
* André Português é prefeito da cidade de Miguel Pereira
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.