Carlos Lupi: Meu INSS+, o cartão de vantagens do beneficiário da Previdência Social
Sabemos que o caminho é longo, mas o compromisso de campanha do presidente Lula em garantir a dignidade dos nossos beneficiários está cada vez mais próximo, com muito trabalho e união entre todos os entes governamentais
Carlos Lupi é ministro da Previdência Social - Nicolas Gomes/divulgação/MPS
Carlos Lupi é ministro da Previdência SocialNicolas Gomes/divulgação/MPS
Estou lançando hoje, em Brasília, a carteira virtual do beneficiário “Meu INSS+”. Além de servir como comprovação de beneficiário do INSS, a carteira vai oferecer um clube de vantagens por meio de parceria com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS. Totalmente virtual, o cartão já está disponível no aplicativo Meu INSS. Essa é mais uma medida voltada aos quase 38 milhões de brasileiros que, de alguma forma, recebem um benefício.
Desde que assumi o Ministério da Previdência Social, em janeiro, tenho trabalhado diuturnamente para melhorar não apenas o atendimento à população em geral, mas também para que nossos beneficiários, em especial aposentados e pensionistas, voltem a ter orgulhoso do nosso sistema previdenciário. Afinal, foi uma vida inteira de trabalho e dedicação ao maior de todos os sistemas do mundo – com a participação de mais de 100 milhões de trabalhadores e trabalhadoras e pagando, mensalmente, R$ 64 bilhões para quase 38 milhões de pessoas.
Com o Meu INSS+, a partir de agora, nossos beneficiários passam a usufruir de descontos que podem chegar a 70% em farmácias, mais de três mil atendimentos de telemedicina totalmente gratuitos, além de descontos em atividades culturais – cinemas, shows e teatros, entre muitas outras opções.
Neste primeiro momento, Banco do Brasil e Caixa estão conosco nessa empreitada. No caso do Banco do Brasil, o beneficiário não precisará nem ser correntista para acessar todos esses serviços. Basta utilizar o APP Meu INSS+ e começar a usufruir das facilidades que já valem a partir de hoje. Ao longo dos meses, e com o sucesso do nosso programa, contamos que mais instituições financeiras que operam os pagamentos dos benefícios do INSS possam se juntar a nós.
Abandonados nos últimos anos por governos que enxergavam aqueles que construíram esta nação como um peso nas contas públicas, nossas primeiras medidas, desde o início do governo Lula, deixam clara essa mudança de visão de mundo. Logo no primeiro mês, regulamentamos a nova forma de fazer prova de vida, evitando as cenas lamentáveis que costumávamos ver de idosos, acamados e muitas vezes sem condições de sair de casa, sendo obrigados a ir à uma agência bancária para provarem que estavam vivos e continuarem recebendo seus pagamentos. Somente esta medida evitou o movimento de 17 milhões de brasileiros às agências.
Concluímos e convocamos mais mil novos servidores do INSS aprovados no último concurso para que possamos, dessa forma, aprimorar nossos atendimentos e agilizar a análise dos requerimentos para que todos aqueles que cumprem os requisitos tenham seus direitos previdenciários garantidos. É o que manda nossa Constituição.
Sabemos que o caminho é longo, mas o compromisso de campanha do presidente Lula em garantir a dignidade dos nossos beneficiários está cada vez mais próximo, com muito trabalho e união entre todos os entes governamentais. Esse é o nosso maior compromisso.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.