Foca- caranguejeira encalhada em Trindade, Paraty/RJ. Divulgação/ Petrobras/Econservation

Paraty- O Projeto de Monitoramento de Praias realizou neste sábado,11, o resgate de uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus) na Praia do Meio no bairro Trindade em Paraty/RJ. O animal, um macho com aproximadamente 1,8 metros está sob cuidados de veterinários e cuidadores no Centro de reabilitação da Petrobrás. O animal estava debilitado e apresentava parasitas por todo o corpo.

Segundo a equipe de monitoramento que aguardava atenta a movimentação do animal de retorno pra às águas, percebeu que a foca tinha dificuldade de realizar o movimento, e que ainda permanecia no local. A equipe veterinária se deslocou imediatamente para realizar o resgate.
 
Equipes monitoraram o animal até o resgate para o Centro de Reabilitação. -  Divulgação/ Petrobras/Econservation
Equipes monitoraram o animal até o resgate para o Centro de Reabilitação. Divulgação/ Petrobras/Econservation
Uma avaliação externa foi constatado que o animal possui escore corporal magro, presença de parasitas distribuídos por todo o corpo e com comportamento atípico para espécie, que geralmente migra no período do inverno, sendo incomum esses encalhes desta espécie no período do verão.
O animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) de Angra dos Reis, que é de responsabilidade da empresa Ambipar Response Fauna e Flora, onde receberá o tratamento adequado.
Para o resgate a equipe contou com o apoio dos Guarda-vidas do 26º Grupamento de Bombeiros Militar de Paraty, de integrantes da Associação de Barqueiros e Pescadores Tradicionais de Trindade (ABAT), da Associação de Moradores de Trindade (AMOT), além dos Policiais Militares Ambientais, da 4ª UPAM, representada pelo Sargento Dutra e o Cabo Alexandre, e agentes do ICMBio, ( local do encalhe faz parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina, unidade de conservação administrada pelo Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio de Paraty).

Sobre o Projeto

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O PMP-BS é realizado de Laguna/SC a Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O PMP-BS Área RJ é coordenado pela empresa Econservation Estudos e Projetos Ambientais e realizado nos Trechos 11 a 15, nos municípios litorâneos de Paraty a Saquarema, resgatando animais marinhos vivos que estejam debilitados e animais marinhos mortos para a realização de necropsia e coleta de amostras para análises.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.