Secretários das pastas envolvidas em visita ao programa implantado em municípios do Rio Divulgação/Governo do Estado

Paraty - A cidade histórica de Paraty, na costa verde, conhecida por sua rica cultura e tradição agrícola, recebe no próximo dia (16), a 4ª edição do Agricultura Social -  programa do governo do Estado que leva cidadania, sustentabilidade, geração de renda e inclusão para comunidades rurais em situação de vulnerabilidad. Os serviços oferecidos serão disponíveis das 9h às 14h, na Av. São Roque, s/n – Barra Grande, o evento oferecerá atendimento médico e psicossocial, oficinas, serviços gratuitos, além de atividades culturais, educativas e entrega de uma estufa para horta comunitária.

Paraty é referência no sul do estado, na produção artesanal de bananada, doces de cacau e outros produtos típicos, onde cooperativas locais preservam saberes ancestrais e impulsionam a economia solidária. O evento valoriza essa identidade produtiva, promovendo o desenvolvimento sustentável e o protagonismo das famílias agricultoras.

Destaque especial vai para a Cooperativa Pacová, que reúne 26 famílias responsáveis pela produção de delícias como bananada, banana desidratada e outros produtos artesanais. O Agricultura Social chega para valorizar essas pessoas que plantam, colhem e produzem com tecnologia social. Levando inclusão e visibilidade a quem vive do campo.

Com distribuição de mudas, espaços interativos e atividades para todas as idades, o Agricultura Social reafirma seu compromisso com a transformação social no campo. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade local.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), com execução técnica da Pesagro-Rio.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.