Festival da Pesca em ParatyDivulgação/Reprodução Rede Social

Paraty - Termina hoje(30) a terceira e última edição do Festival da Pesca – Feira de Projetos do Mar que acontece neste final de semana, na Praça da Matriz, em Paraty, na costa verde. O evento encerra o ciclo consolidando-se como espaço para exaltar a cultura caiçara, que tem se mostrado um meio de geração de renda para a comunidade pesqueira. Cauê Vilela, é subcoordenador da iniciativa e responsável pela elaboração da Rota Caiçara, um roteiro de Turismo de Base Comunitária (TBC) com
39km de extensão, rota atravessa paisagens, caminhos e histórias que só quem vive e
conhece o território é capaz de compartilhar. 
- Enquanto o Roteiro Caiçara abriu caminhos para o turismo sustentável e o fortalecimento cultural, o Energia Caiçara, trouxe a infraestrutura necessária para dar continuidade e expansão a essas atividades - explica Cauê.
Segundo ele, o Festival da Pesca é mais uma oportunidade de fortalecer o diálogo com a comunidade e estimular o empreendedorismo por meio da promoção do turismo de base comunitária. Na praça da Matriz, Cauê conta que o projeto irá apresentar “o roteiro caiçara, seus desdobramentos e a mudança positiva na vida das comunidades.

Além do projeto de Educação Ambiental, outros três projetos também fazem parte do TAC: Apoio a UCs, Conservação da Toninha e Pesquisa Marinha e Pesqueira. Neste último, a ciência é responsável por sustentar o fortalecimento da economia azul da Costa Verde por meio da maricultura sustentável. “Nós modernizamos o laboratório, principalmente nosso sistema de captação, filtragem e esterilização de água, melhorando a sobrevivência dos organismos, a produção e causando um impacto positivo na geração de emprego e renda dos pequenos produtores.”, comemora Renan Ribeiro, Diretor Técnico do Instituto de Ecodesenvolvimento da Baia da Ilha Grande (IEDBIG), apoiado pelo projeto Pesquisa Marinha Pesqueira.
No Festival da Pesca, a expectativa é compartilhar o conhecimento sobre o cultivo de moluscos com a comunidade que poderá conhecer mais sobre uma espécie de vieira nativa da região, a Nodipecten nodosus.
- A gente pretende levar as estruturas de cultivo para poder conversar com o pessoal sobre o processo, sobre as etapas de produção, e também levaremos produtos para o pessoal consumir - disse Renan.

Ao unir conservação marinha, pesquisa científica e geração de renda para as comunidades locais, o Festival da Pesca demonstra os caminhos para fortalecer o turismo, a gastronomia e a sustentabilidade regional.

Hoje o projeto já está acontecendo desde às 11h e termina às 19h, com entrada gratuita, na Praça da Matriz.
Sobre o TAC Frade
Os projetos Apoio a UCs, Conservação da Toninha, Educação Ambiental e Pesquisa Marinha e Pesqueira são medidas compensatórias estabelecidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF. A gestão dos recursos e a execução dos projetos são coordenadas pelo FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.