No Retiro, o trabalho está sendo feito no trecho da antiga represa, nas imediações do Riverside HotelDivulgação
Macrodrenagem da Prefeitura aumenta vazão da água e desobstrui calhas dos rios
Onze frentes de trabalho atuam no serviço realizado em parceria com o Inea
Petrópolis - A maior dragagem da história de Petrópolis continua avançando. A macrodrenagem realizada pela prefeitura vai além de uma simples limpeza: o planejamento inclui a desobstrução da calha dos rios e o aumento da capacidade de vazão. Um exemplo é o bairro Retiro: o local já ganhou uma nova cara após o trabalho, realizado em parceria com o Inea.
No Retiro, o trabalho está sendo feito no trecho da antiga represa, nas imediações do Riverside Hotel e da entrada da Comunidade São Luiz.
“É um trabalho muito importante que a prefeitura está fazendo aqui no Retiro. O rio está bem mais fundo e também ficou mais largo. Estamos até conseguimos ouvir o barulho da água, que é resultado de um melhor escoamento. Esse trabalho vai ajudar bastante todos nós comerciantes e também os moradores aqui da região. “Não vamos correr o risco de ter novamente alagamentos na época de chuva forte”, disse o comerciante Matheus de Oliveira Alves.
A limpeza mecanizada teve início em março de 2022, após cinco anos sem a realização do serviço e os efeitos causados pelas catástrofes climáticas de fevereiro e março do ano passado, que acumularam os sedimentos nos rios e córregos. Além do trabalho emergencial, as equipes atuam na prevenção: além da desobstrução das calhas e o aumento da vazão, o município intensificou a roçada nos locais.
“Deixamos o governo em 2016 com uma grande ação de dragagem realizada. Sempre tratamos esta questão como prioridade, mas enfrentamos fortes chuvas já nos primeiros dias de gestão, em janeiro; e as catástrofes climáticas de fevereiro e março de 2022, quando ainda estávamos ficando a par da situação do governo. Enfrentamos o problema de frente e estamos realizando a maior dragagem já realizada em Petrópolis”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O secretário de Obras, Ronaldo Ramos, explicou que a operação mantém o funcionamento adequado dos sistemas de captação de água. “Essas ações têm como principal objetivo garantir um rápido escoamento da água, evitando inundações após forte chuva. Em alguns locais, o trabalho é complexo e demorado, por conta da calha estreita do rio e tubulações existentes. Seguimos trabalhando para que nossa cidade tenha um verão mais seguro. Por isso, estamos com força total, trabalhando em conjunto com o Inea”, disse Ronaldo.
Além do Retiro, os trabalhos estão concentrados em dez pontos: Fagundes; Posse; Prado, em Corrêas (próximo à Montreal); Cascatinha (próximo à antiga Companhia Petropolitana de Tecidos); Ponte de Bonsucesso; Duarte da Silveira; Paulo Hervê (com dois pontos de atuação) e Mosela.
“Essa limpeza dos rios vai ajudar muito. A remoção desses sedimentos e o aumento da profundidade do rio vão evitar alagamentos no período de chuva”, disse o comerciante do bairro da Mosela, Antônio Henrique Ribeiro.
Limpeza das redes de drenagem
A Comdep continua realizando diariamente a manutenção da limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo em todo município. O trabalho conta com o auxilio de três caminhões vacol, contratados pela atual gestão, com o objetivo de melhorar o fluxo nas redes de drenagem.
Além disso, a prefeitura trabalha com alternativas para minimizar os impactos do período chuvoso, como a instalação de retentores de resíduos nos bueiros.
A medida preventiva tem como objetivo conter os materiais descartados de forma irregular nos retentores, não deixando que sejam arrastados para dentro dos rios e córregos. O dispositivo também facilita a limpeza, diminuindo o entupimento e prevenindo alagamentos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.