Inea visita Porto Real para avaliação de dragagem no Rio Paraíba do Sul Fabiano Sabino
Inea visita Porto Real para avaliação de dragagem no Rio Paraíba do Sul
Objetivo é evitar que chuvas causem entupimento na captação de água
Representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estiveram em Porto Real, nesta sexta-feira (24), para uma avaliação na captação de água do Rio Paraíba do Sul, que faz o abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Freitas Soares. O objetivo foi analisar o local para a implantação de um serviço de dragagem.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Mauro Ettore, a obra vai facilitar a captação de água na estação, além de melhorar as condições dos afluentes. "Com a alta do rio nos períodos chuvosos é formado um banco de areia próximo à estação. Através da dragagem podemos remover esse material e contribuir para ampliar o abastecimento", explicou.
A equipe do INEA também visitou outros locais que vêm acumulando água das chuvas: o Ribeirão da Divisa, no bairro Fátima, e uma nascente, no bairro São José. Ainda não há previsão para o início das obras. Sem a dragagem e com as fortes chuvas dos últimos dias, a ETA do Freitas Soares sofreu danos, além da captação ter sido entupida por um banco de areia do rio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.