Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o I Seminário de Educação Infantil.Foto/ Divulgação (Prefeitura de Queimados)
O encontro foi direcionado aos diretores, orientadores, professores e alunos da rede municipal de ensino. O dia do seminário foi escolhido em alusão ao Dia Nacional da Educação Infantil, comemorado em 25 de agosto. A data representa um marco no debate sobre a importância dessa etapa na Educação Básica, na busca por políticas públicas para a primeira infância e no reconhecimento da criança como um sujeito de direitos. Essa fase da educação básica visa promover o desenvolvimento integral do aluno como ser social e crítico, além de reconhecê-lo como sujeito de direitos que necessita passar por essa evolução.
A coordenadora da Educação Infantil do município, Thaianne da Conceição, vê como positivo a realização do seminário.
O seminário contou com a participação de palestrantes e especialistas que discutiram o tema a partir dos direitos de aprendizagem dos alunos. Para a professora e doutora Ana Valéria, o grande bloco dos direitos de aprendizagem é o brincar. A palestrante ainda falou sobre a importância do lúdico na infância para o desenvolvimento, pois é dentro desses conceitos que a criança é inserida como produtora de cultura lúdica.
A professora e especialista em Educação Infantil, Anelise Nascimento, abordou o tema.
Além disso, as professoras da rede municipal Juliana de Souza, Lívia Silveira e o professor Rafael Crizanto trouxeram dados de suas atuações nas pesquisas relacionadas às políticas públicas da primeira infância. A apresentação abordou a importância de garantir os direitos das crianças.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.