Pescadores da Colônia de Quissamã recebem Certificados do Curso de Formação de PescadorFoto: Divulgação
A cerimônia de entrega da documentação e dos certificados aconteceu na Colônia de Pescadores Z-27 e contou com a presença da prefeita Fátima Pacheco, do Comandante da Capitania dos Portos de Macaé, de Fragata Carlos Mariano do Espírito Santo Filho, e do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca.
A prefeita Fátima Pacheco destacou a importância da parceria com a Capitania dos Portos, ressaltando a relevância da atividade pesqueira para Quissamã. A formação desses pescadores contribui para mantê-los regularizados e habilitados para a pesca.
O Comandante de Fragata explicou que o Curso de Formação de Aquaviários tem como objetivo habilitar os pescadores com as competências necessárias para a inscrição de aquaviário nas categorias de Pescador Profissional (POP) e Motorista de Pesca (MOP), permitindo-lhes exercer a atividade exclusiva de pesca em embarcações de até dez Arqueações Brutas (AB), empregadas na navegação interior e em áreas costeiras específicas.
Luiz Carlos, Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, enfatizou que a Capitania dos Portos é a entidade responsável por regularizar a profissão dos pescadores e que, após a conclusão deste curso em parceria com a Prefeitura e a Colônia de Pescadores, esses profissionais estão agora devidamente qualificados e habilitados para exercer sua atividade de forma segura.
Rose Ribeiro Ferreira, presidente da Colônia de Pescadores, salientou que a Carteira de Inscrição e Registro é de grande importância para os pescadores, pois garante acesso a todos os benefícios necessários. Ela destacou o apoio da prefeitura e o compromisso da colônia em auxiliar os pescadores locais, enfatizando que essa é a terceira formação oferecida em 14 anos de existência da colônia.
Com essa iniciativa, os pescadores de Quissamã agora estão melhor preparados e habilitados para exercer sua atividade de pesca com segurança e em conformidade com as regulamentações marítimas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.