PMRFoto: Divulgação

Resende - A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), deu início nesta segunda-feira (10) à implementação do projeto CESCOLA na unidade municipal Augusto de Carvalho, em Engenheiro Passos. Essa iniciativa faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições e conta com o apoio da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda.
O CESCOLA é um programa de Educação Ambiental que visa estruturar um sistema eficaz de coleta seletiva e compostagem, transformando a escola em um modelo de “Escola Lixo Zero”. Entre as ações previstas, estão a instalação de composteiras para resíduos orgânicos integradas a uma horta comunitária, além da coleta de materiais recicláveis e atividades educativas para conscientizar estudantes e toda a comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade.
A iniciativa também reforça o compromisso de Resende com práticas ambientais responsáveis, contribuindo para a redução do impacto da geração de resíduos e promovendo economia para os cofres públicos. Para viabilizar o projeto, foram investidos mais de R$ 7 mil na aquisição de ferramentas, composteiras e equipamentos hidráulicos.
"Com o CESCOLA, buscamos integrar a educação ambiental ao cotidiano dos alunos da rede municipal, incentivando uma nova consciência sobre sustentabilidade. Estamos preparando uma geração mais responsável, capaz de compreender e minimizar os impactos ambientais de suas ações. Esse projeto representa um avanço significativo rumo a um futuro mais sustentável para Resende.", destaca a Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural, Soraia Balieiro.