Resende - Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Resende posicionou o castramóvel no bairro Jardim Aliança I, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, situada na Avenida Construtor Clemente Barbosa, s/nº. A triagem e o agendamento das cirurgias ocorrem das 9h às 15h e seguirão até quinta-feira (13). A partir de sexta-feira (14), quando os procedimentos cirúrgicos terão início, os agendamentos estarão sujeitos à disponibilidade da unidade.
Para cadastrar um animal de estimação, o tutor deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar um documento original com foto e um comprovante de residência no momento da triagem. Durante esta etapa do projeto itinerante, serão atendidos moradores dos bairros Jardim Aliança I, Jardim Aliança II, Jardim D’Oeste, Mirante da Serra e Morada da Montanha. A expectativa é que mais de 200 animais passem pelo procedimento de castração.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Graciosa, o castramóvel desempenha um papel essencial na saúde animal do município, contribuindo para a prevenção de doenças e controle populacional. "Por meio da castração, evitamos enfermidades que podem afetar os animais, além de impedir ninhadas indesejadas. No mês de fevereiro, realizamos 70 cirurgias na Baixada Olaria, após um período de manutenção dos veículos. Esperamos que os moradores da região do Jardim Aliança aproveitem essa oportunidade para cuidar dos seus bichinhos", destacou.
Para que um animal seja submetido à castração, ele deve ter mais de seis meses e estar em boas condições de saúde. O procedimento não é permitido para cães braquicefálicos – como Pugs, Shih Tzus e Bulldogs –, que possuem focinho achatado ou curto.