O programa será lançado em parceria com a Universidade Estácio de SáFoto: Divulgação/PMR
Prefeitura de Resende lança programa de capacitação profissional para jovens
Ação é fruto de uma parceria com a Universidade Estácio de Sá e o CIEE-Rio
Resende - A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Direitos Humanos, promove, no próximo dia 12 de agosto (terça-feira), a aula inaugural do Programa Conecta Jovens, destinado a jovens e adolescentes atendidos pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O programa será lançado em parceria com a Universidade Estácio de Sá, responsável pelo Programa Impulsiona Sul Fluminense, também dedicado ao público jovem, e pelo CIEE-Rio. A cerimônia acontece no CRAS do Parque Minas Gerais, às 14 horas.
Ambos os programas têm, prioritariamente, como finalidade a preparação de jovens para o mercado de trabalho. O Conecta Jovem surgiu de uma junção de ideias entre a Coordenadoria da Igualdade Racial do Município e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com apoio do Conselho Municipal da Igualdade Racial.
"O Conecta Jovem busca, também, ampliar os horizontes dos jovens diante das oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. E, agora, ganha mais envergadura, graças à parceria com a Estácio e o CIEE-Rio", disse o coordenador.
Entre os cursos destinados aos alunos, inicialmente, estão os de Empreendedorismo e o de Gestão de Negócios, que serão aplicados por professores da Estácio e o CIEE-Rio. A previsão é a de que cada curso tenha dois meses de duração, em média, com direito a certificação.
Impulsiona Sul Fluminense
O programa se divide em cinco etapas: a primeira é voltada para detectar a vocação dos participantes, com rodas de conversa com psicólogos e profissionais de RH; a segunda é de preparação, com identificação de habilidades, produção de currículo, redes sociais, preparação para entrevistas, participação em dinâmicas; a terceira etapa é de imersão, com visitas guiadas em empresas parceiras; a quarta visa o encerramento das atividades, com apresentação dos jovens em grupos, sobre os resultados obtidos durante o processo, contando com o envolvimento de empresas parceiras.
"Depois de todas essas etapas, será montado um banco de talentos com os jovens participantes, com uma lista de currículos e habilidades a qual as empresas parceiras do projeto e profissionais de RH poderão consultar para ocupação de vagas no mercado de trabalho. É uma grande iniciativa e a Estácio Resende está disposta a unir esforços com entidades e empresas sediadas no Sul Fluminense para trabalharmos em prol do desenvolvimento local", explica o diretor da universidade, Arthur Rosas, lembrando que seus profissionais participam voluntariamente do projeto juntos aos jovens.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.