O projeto segue disponível até o dia 7 de setembroFoto: Divulgação
Exposição gratuita e imersiva 'Steam XP' desembarca em Resende nesta terça-feira
Experiência interativa une Arte, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para crianças e jovens, de 5 de agosto a 7 de setembro no Espaço Z
Resende - A exposição imersiva STEAM XP desembarca em Resende a partir desta terça-feira (5) para proporcionar uma experiência única e gratuita de aprendizado e diversão. O projeto, que segue disponível até o dia 7 de setembro no Espaço Z, convida a explorar os princípios da criatividade, inovação e inventividade por meio de atividades dinâmicas e interativas, seguindo a metodologia STEAM (Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Com um formato lúdico e envolvente, a STEAM XP estimula os participantes, de 10 a 14 anos, a vivenciarem na prática conceitos que estão transformando o futuro. Por meio de instalações interativas, jogos educativos e desafios colaborativos, os visitantes são convidados a pensar como cientistas, artistas e engenheiros, descobrindo como essas áreas se conectam no mundo real. A exposição também evidencia, de forma interativa, a relevância na arte, da ciência e das descobertas de Marie Curie, Tarsila do Amaral, Santos Dumont, Leonardo da Vinci, Arquimedes e, mais recentemente, Steve Jobs.
"A iniciativa traz uma experiência incrível para os alunos de poderem trabalhar essas áreas de forma integrada. Além de muito enriquecedora, a participação na exposição proporciona várias ideias para projetos futuros", destaca Thiago Catelani, Coordenador de Produção.
Segundo a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, o município conhece e valoriza a metodologia da educação Steam, que passou por Resende nos últimos anos.
- A rede municipal de educação de Resende está sempre atenta e receptiva para novidades que possam contribuir com o desenvolvimento dos alunos e novas gerações. Em 2023, fomos um dos quatro municípios a receber a Liga Steam, que estimula os alunos no desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e responsabilidade. A exposição Steam XP traz um pouco dessa magia muito proveitosa e que leva modernidade e novos caminhos para uma educação completa e assertiva – explicou a secretária.
Sobre a Educação Steam
A metodologia de educação surgiu nos Estados Unidos, em 1990, após a análise de que os alunos não possuem interesse pela área de ciências exatas. Em inglês, Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics. O modelo busca a integração dessas áreas nos estudos dos alunos, para que possam se preparar para os desafios no mercado de trabalho contemporâneo.
A ideia central é a de que uma aprendizagem integrada é mais atrativa e eficiente do que aquela na qual cada componente está isolado. É uma possibilidade para mudar a forma tradicional de trabalho, em que o professor é o único que transmite conhecimento, para colocar o aluno no centro do processo. A STEAM XP utiliza essa metodologia com o objetivo de inserir os alunos, de maneira divertida, a essa didática.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.