Estudantes terão até o dia 30 deste mês para realizar as inscriçõesDivulgação
O exame é elaborado pela Gerência de Avaliação Educacional da Semede. “O objetivo do exame é contribuir para a redução da defasagem escolar, possibilitando a conclusão do Ensino Fundamental e a melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, destacou a coordenadora-geral do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança.
A inscrição deverá ser feita pelo próprio aluno, se maior de idade, ou pelo responsável legal em caso de estudantes menores de 18 anos, mediante o preenchimento da ficha disponível no Edital 02/2023. Os candidatos deverão apresentar documento de identificação com foto no ato da inscrição. Os alunos com deficiência, transtornos ou outras condições específicas deverão solicitar atendimento especializado para as adaptações necessárias à realização do exame.
As Unidades Escolares enviarão as inscrições realizadas para o setor de Gerência de Avaliação Educacional junto com a relação nominal dos alunos inscritos, sinalizando os possíveis casos que necessitem de atendimento especial. O processo avaliativo do Emefro será composto por uma redação e duas provas objetivas, cada uma com 25 questões de múltipla escolha.
Será considerado apto o aluno que atingir pontuação mínima de 50% nas avaliações objetivas e 50% na redação. Caso o estudante não obtenha a pontuação mínima em uma das etapas, não alcançará a certificação. O aluno que obtiver pontuação mínima será automaticamente aprovado no ano de escolaridade/fase em que estiver matriculado, sendo considerado concluinte do Ensino Fundamental por meio de Certificado emitido pela Secretaria.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.