Operação é resultado de uma ação conjunta da 1ª Promotoria de Justiça de Armação dos Búzios, Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Rio das OstrasDivulgação MPRJ
Segundo as investigações do MPRJ, Vanderlan, que está em seu terceiro mandato como vereador de Rio das Ostras, é acusado de corrupção ativa ao oferecer cargos em comissão e uma porcentagem de notas fiscais a um servidor público local. Esse servidor tinha a responsabilidade de elaborar termos de referência para licitações na área da saúde durante o período da pandemia.
O MPRJ revelou que houve um direcionamento de licitação com a participação dos sócios da empresa HJR Farma LTDA EPP e de Leônidas Heringer Fernandes, atual secretário municipal de Saúde de Búzios e ex-coordenador do Fundo Municipal de Saúde de Rio das Ostras. O momento em que Vanderlan ofereceu a proposta ao servidor público foi gravado por este último e chegou ao conhecimento do MPRJ. Em uma ação conjunta com diversas promotorias da região, foram realizadas perícias, depoimentos e análise documental que comprovaram o direcionamento da licitação.
De acordo com o MPRJ, o município de Rio das Ostras efetuou pagamentos no valor total de R$ 934.292,67 em 2021, durante o período da pandemia de COVID-19, devido ao processo licitatório viciado. Além disso, entre os anos de 2017 e 2022, foram realizados pagamentos que ultrapassam o montante de R$ 4 milhões em favor da empresa HJR Farma LTDA EPP.
O afastamento cautelar de Leônidas Heringer Fernandes, um dos denunciados, do cargo de secretário municipal de Saúde de Búzios foi determinado pelo Juízo Criminal de Rio das Ostras.
A ação conjunta realizada nesta quarta-feira envolve a 1ª Promotoria de Justiça de Armação dos Búzios, a Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Rio das Ostras, a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Macaé, a Promotoria de Justiça de Silva Jardim e a Promotoria de Justiça Cível de Cabo Frio, com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).
A Prefeitura de Búzios informou ainda que foi notificada pelo MP no início da tarde desta quarta-feira (05) e reitera seu compromisso com a transparência e a legalidade, nesse sentido, a administração municipal expressa sua confiança no sistema judiciário e no respeito aos princípios fundamentais da justiça.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.