Ceam e Patrulha Maria Penha foram instituídas em 2019 para ampliação do atendimento de vítimas de violência domésticaFoto: Divulgação

Rio das Ostras - No ano em que a Lei Maria da Penha completa 17 anos, a cidade de Rio das Ostras reforça seu compromisso com a proteção e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), a Secretaria de Assistência Social promove uma ação especial para apresentar os serviços gratuitos oferecidos pela rede de acolhimento. O evento ocorrerá na terça-feira, 8, na Praça José Pereira Câmara, no Centro da cidade, das 9h às 16h.
Nesta segunda-feira (7), em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha, participantes da oficina de artesanato do Ceam se reuniram em uma roda de conversa com a equipe técnica. O encontro proporcionou um espaço para compartilhar experiências e fortalecer os laços, culminando com um agradável café da manhã.
Gisele Leão, coordenadora técnica da Assistência Social, ressaltou a importância da conscientização e fortalecimento dos serviços voltados para mulheres vítimas de violência doméstica. Ela destacou que a união de esforços possibilita a construção de uma sólida rede de apoio na comunidade, proporcionando segurança, recursos e acolhimento às mulheres em situação delicada.
A cidade de Rio das Ostras já alcançou importantes marcos na promoção da segurança e apoio às mulheres. Em 2019, foi implantado o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, com o objetivo de oferecer um acolhimento mais efetivo e proteção às vítimas de violência. Além disso, a Administração Municipal instituiu a Patrulha Maria da Penha, composta por guardas civis municipais que atuam em regime de 24 horas, realizando visitas periódicas e monitorando o cumprimento das medidas protetivas. A base da Patrulha está localizada no Ceam, na Avenida Roberto Silveira, em Costazul.