Equipes da Enel realizam fiscalização e identificam ligações irregulares em Rio das OstrasFoto: Divulgação

Rio das Ostras - A Enel Distribuição Rio identificou 141 irregularidades no consumo de energia em Rio das Ostras durante a última edição do projeto Energia Legal. A ação, realizada na semana passada, revelou que 120 dos casos ocorreram em residências, enquanto 21 foram encontrados em estabelecimentos comerciais, como depósitos de bebidas, redes de drogarias e restaurantes.
Desde o lançamento do projeto, em novembro de 2019, a iniciativa já detectou aproximadamente 28,6 mil fraudes em 29 municípios, sendo 92% delas em residências. Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio, destacou que combater os furtos melhora a qualidade do fornecimento e reduz impactos financeiros para os consumidores.
O furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, é crime, com pena de um a quatro anos de reclusão, além da obrigatoriedade de ressarcir o consumo irregular. A concessionária estima que, sem essas fraudes, as tarifas poderiam ser reduzidas em até 5%.
Para denunciar ligações clandestinas, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. A denúncia é anônima.