Simpósio Rede Mulher debateu a violência contra a mulher e as políticas públicas de apoio em Rio das OstrasFoto: Divulgação
Simpósio Rede Mulher reforça rede de apoio e proteção às mulheres em situação de violência em Rio das Ostras
Durante o evento, foi discutido o papel da igualdade de gênero como um pilar essencial para garantir direitos iguais para homens e mulheres
Rio das Ostras - A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio das secretarias de Assistência Social e Segurança Pública, promoveu na quarta-feira (26), o Simpósio "Rede Mulher – Rede de Apoio e Política Pública para Mulher". O evento, realizado na Câmara Municipal, contou com a presença de cerca de 200 pessoas e teve como objetivo fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, além de divulgar os serviços de apoio disponíveis no município.
A abertura do simpósio contou com uma apresentação especial das mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), assistidas pela Secretaria de Assistência Social, que encantaram o público com sua atuação. O evento apresentou a atuação do Centro de Atendimento à Mulher (Ceam) e da Patrulha Maria da Penha, destacando a importância dessas ferramentas no acolhimento e orientação das mulheres vítimas de violência.
Durante o evento, foi discutido o papel da igualdade de gênero como um pilar essencial para garantir direitos iguais para homens e mulheres, além de oportunidades e reconhecimento das diferenças. O secretário de Assistência Social de Rio das Ostras, Carlos Correia, ressaltou a importância de continuar o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. "O que estamos fazendo é para a nossa cidade e, principalmente, para vocês mulheres. Queremos fortalecê-las cada vez mais", afirmou.
A mesa do simpósio contou com a participação de diversas autoridades, incluindo a subsecretária de Atenção Básica, Rosimeri Azevedo; a presidente da Fundação de Cultura, Rosemarie Teixeira; o secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi; e representantes da Secretaria da Mulher de Macaé, da Polícia Militar e da OAB de Rio das Ostras, além de profissionais da área de assistência social e defesa dos direitos das mulheres.
A chefe da Patrulha Maria da Penha, Tamiris Miranda, destacou o papel fundamental da unidade no apoio contínuo às mulheres em situação de risco. "A Patrulha funciona 24 horas dentro do Ceam, garantindo que todas as mulheres sejam acolhidas em qualquer horário", explicou.
Após a mesa-redonda, o educador Paulo Sarcon, coordenador do grupo SER H, proferiu uma palestra sobre a responsabilidade dos homens na luta contra a violência doméstica e familiar, com foco na importância da conscientização e mudança de comportamentos.
O evento também contou com a presença de diversas autoridades municipais, incluindo a secretária de Controle Interno, Ingrid Amaral, e os vereadores Uderlan Hespanhol e São Carlos, além de representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e outros órgãos de apoio à mulher.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.