Cemada atua com equipes técnicas para impulsionar o aprendizado de crianças em vulnerabilidade escolar Foto: Divulgação

Rio das Ostras - Rio das Ostras oferece um importante reforço no campo da educação inclusiva com o funcionamento do Centro Municipal de Apoio ao Desenvolvimento da Aprendizagem (Cemada). Voltado para estudantes da rede municipal que apresentam dificuldades significativas no aprendizado, o espaço atende no contraturno escolar com foco no desenvolvimento das habilidades básicas, como leitura, escrita e matemática.
O Cemada conta com uma equipe multiprofissional composta por psicopedagogos, psicomotricistas, psicólogo e assistente social, que realizam atendimentos em pequenos grupos. O trabalho é baseado em intervenções educativas e orientação familiar, incluindo avaliações antes e depois do período de acompanhamento. Além do suporte direto aos alunos, o centro também oferece orientação às escolas e atua junto às famílias para fortalecer o acompanhamento em casa.
Entre os estudantes atendidos estão crianças com atrasos no desenvolvimento e diagnósticos como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dificuldades específicas de aprendizagem e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). Para ter acesso ao serviço, pais ou responsáveis devem procurar a escola onde o aluno está matriculado, que fará o encaminhamento ao Centro.
Localizado na Rua Carlos Viana, nº 390, no Centro da cidade, o Cemada é considerado um avanço na estrutura educacional do município. Segundo a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel, o espaço amplia os recursos pedagógicos à disposição da rede municipal e representa um compromisso com uma educação mais acessível e adaptada às necessidades de cada aluno.