Alterações no trânsito buscam garantir fluidez e segurança para moradores e turistas durante o festivalFoto: Reprodução

A cidade de Rio das Ostras se prepara para receber mais uma edição do tradicional Jazz & Blues Festival com mudanças significativas no trânsito. As alterações entram em vigor a partir desta quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, e seguem até domingo (22). O esquema especial foi anunciado pela Secretaria de Segurança Pública e visa garantir mais segurança e conforto para o público que vai circular pelos polos do evento espalhados pelo município.
O planejamento inclui interdições e mudanças de sentido em ruas próximas aos palcos montados no Centro, na Lagoa de Iriry, na Boca da Barra e em Costazul — este último, onde está o palco principal. Em alguns pontos, o acesso de veículos será restrito apenas para estacionamento, enquanto outros trechos terão bloqueio total com cones.
Na região central, as ruas Bento Costa Júnior e Cristóvão Barcelos, próximas à Concha Acústica, terão proibição de estacionamento a partir das 8h nos dias 20, 21 e 22. Já na Boca da Barra, a Rua Teresópolis receberá sinalização especial a partir das 14h, nos mesmos dias, no cruzamento com a Avenida Castelo Branco.
No entorno da Lagoa de Iriry, as mudanças começam ao meio-dia: a Rua Aracaju estará interditada na junção com a Alberto Ribeiro Lamego, e esta, por sua vez, será fechada na altura da Rua Maceió. A Rua Fortaleza funcionará em sentido único a partir da esquina com a Rua Maceió.
Em Costazul, bairro com o maior volume de alterações, as mudanças passam a valer às 17h dos dias 19, 20 e 21. A Rua Antônio Rolim terá sentido único desde a Avenida Heleno Nunes, enquanto a Avenida Governador Roberto Silveira será bloqueada em dois pontos: na Travessa 12, redirecionando o tráfego para a Praça da Baleia pela Rua Antônio Rolim, e na Travessa 5. Haverá ainda bloqueios fixos na Rua Gilberto Carregal, na Rua Antônio Rolim com Rua Judith, e na Avenida Heleno Nunes com a Rua Irene dos Santos. Neste último ponto, os motoristas deverão acessar a Orla de Costazul pela Rua Irene dos Santos e a Lagoa de Iriry pela Rua Alexon Corrêa da Silva.
Para garantir o ordenamento e a segurança durante os quatro dias de festa, equipes da Guarda Municipal atuarão em conjunto com a Polícia Militar, o Grupamento de Operações Especiais (GOE), a Patrulha Maria da Penha e a Defesa Civil. O reforço no patrulhamento busca coibir irregularidades e facilitar a mobilidade nos locais de maior movimentação.