Produção dos textos envolveu criatividade, colaboração e muito afeto nas salas de aula de Rio das OstrasFoto: Divulgação

Rio das Ostras - Estudantes da rede pública de Rio das Ostras mostraram talento e sensibilidade na produção textual e foram destaques da 2ª edição do Prêmio Literário do Ensino Fundamental, que tem como tema este ano “Amor que cuida, amor que não se esquece”. A premiação está marcada para acontecer em outubro e vai reconhecer os melhores textos escritos por alunos do 5º ao 9º ano, com direito a medalha, certificado, jogo educativo e publicação em livro.
Mais de 400 alunos, de 16 escolas do município, participaram da iniciativa, que resultou na produção de 179 textos. Após uma criteriosa avaliação, 46 produções foram selecionadas, elaboradas por 98 estudantes, com base em critérios como criatividade, estrutura narrativa e profundidade no conteúdo. A proposta do prêmio é incentivar a leitura, a escrita e a reflexão coletiva, valorizando o protagonismo dos alunos em sala de aula.
O projeto adotou a metodologia Design Thinking como ponto de partida, o que permitiu que os textos fossem construídos em grupo, com base nos pilares da colaboração, otimismo e inovação. Essa abordagem contribuiu para que os estudantes desenvolvessem ideias originais e com forte carga emocional, explorando diferentes gêneros literários, como conto, crônica, rap, poesia, cordel, HQ, entre outros.
A análise dos textos ficou por conta de uma curadoria formada por três especialistas em literatura e educação, que levaram em conta dois grandes eixos: Forma e Conteúdo. Na Forma, foram observados elementos clássicos como personagens, tempo, espaço e estrutura narrativa. Já no Conteúdo, ganhou destaque a forma como o tema foi tratado, priorizando autenticidade, visão crítica e capacidade de emocionar o leitor.
As unidades escolares que participam do prêmio são: Francisco de Assis Medeiros Rangel, Professora Rosangela Duarte Faria, Escola Agrícola Carlos Maurício Franco, Vereador Pedro Moreira dos Santos, Sebastião Loubach, Simar Machado Sodré, Padre José Dilson Dórea, Fany Batista Esteves, Mônica de Andrade Ribeiro (EJA), Jeronymo Mendes da Costa, Nilton Balthazar, Escola Rocha Leão, Professora Marinete Coelho de Souza, além do Instituto Municipal de Educação – IMERO, Centro Municipal Professora América Abdala e CIEP Mestre Marçal.
O Prêmio Literário é realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com base na Lei de Incentivo à Cultura. Conta ainda com patrocínio da empresa Seagems, produção da Alternativa Cultura e o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
O reconhecimento não fica apenas nas premiações. Os estudantes terão seus textos eternizados em livros, que serão distribuídos entre os premiados, escolas e bibliotecas da cidade. A iniciativa mostra que investir na educação vai muito além da sala de aula: é também formar cidadãos capazes de pensar, sentir e transformar.