Fiscais da Vigilância em Saúde visitam salões de beleza e orientam profissionais sobre a nova norma da AnvisaFoto: Divulgação
Rio das Ostras intensifica fiscalização e alerta para risco de cosméticos proibidos pela Anvisa
Operação percorre salões, clínicas e lojas para orientar sobre produtos com substâncias que podem causar câncer e afetar a fertilidade
Em tempos em que a busca pela beleza é parte do dia a dia, um alerta importante está chamando atenção em Rio das Ostras. Fiscais da Vigilância em Saúde percorreram, na terça-feira (4), salões, clínicas de estética e lojas de cosméticos para orientar profissionais e consumidores sobre a proibição de duas substâncias químicas presentes em produtos usados na aplicação de unhas em gel.
A medida segue uma nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vetou o uso do TPO e do DMPT, compostos que podem causar câncer e afetar a fertilidade. De acordo com a determinação, a fabricação, importação e registro desses produtos estão proibidos no Brasil, e o comércio tem até 90 dias para retirar os itens das prateleiras.
A coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, explica que a ação busca mais do que fiscalizar: quer conscientizar. “A saúde vem em primeiro lugar. É essencial que tanto os profissionais quanto os clientes fiquem atentos aos rótulos e não utilizem produtos com essas substâncias”, ressaltou.
A fiscalização também segue o exemplo da União Europeia, que já havia proibido o uso desses compostos em setembro. Quem insistir na comercialização dos produtos estará sujeito a infrações sanitárias. Em caso de dúvidas ou denúncias, os moradores podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp (22) 99222-9732.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.