Idoso morre ap�s aparelho respirat�rio n�o funcionar por falta de luz em Bonsucesso

Uma semana depois do temporal, a resid�ncia da fam�lia ainda permanece sem luz

Por RAFAEL NASCIMENTO

Maria Ivanilda do Nascimento, de 73 anos, viúva do idoso morto
Maria Ivanilda do Nascimento, de 73 anos, viúva do idoso morto - Severino Silva

Rio - “Nessa briga da Light com a Comlurb o que sobrou para mim foi o atestado de óbito do meu marido”. Esse é o desabafo de Maria Ivanilda do Nascimento, de 73 anos, viúva do aposentado João Lopes Pina, de 72 anos, que morreu no último final de semana, em Bonsucesso. Portador de um problema respiratório crônico ele ficou sem o respirador por falta de luz - o equipamento funcionava por energia elétrica - devido ao temporal da última quarta-feira que arrasou a cidade. Família contou que pediu ajuda várias vezes à Light e à Comlurb mas que nada foi feito e João morreu sábado, três dias depois das chuvas. Uma semana depois do temporal a residência da família ainda permanece sem luz.

João foi enterrado no último domingo, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Segundo Maria Ivanilda, a interrupção da energia foi causada pela queda de uma árvore que caiu na fiação da Rua Aguiar Moreira, onde ela mora. Ele começou a passar mal na quarta, à noite. O aposentado foi levado para o Hospital Geral de Bonsucesso, onde foi atendido, medicado e transferido para uma unidade particular. Na quinta-feira, João voltou para casa.

“Ele ficou em casa até ter outra crise respiratória. Chegamos a parar várias vezes carros da Light e da Comlurb que passavam pela rua. Um jogava para o outro a responsabilidade e nada foi feito”, lembrou sobrinha da vítima, Carla Cristina Ferreira, de 40.

De acordo com parentes, o idoso continuou passando mal e, no sábado, de manhã, chegou a implorar pedindo que eles ligassem para a Light para que consertassem a luz. “Às 6h ele me disse que não iria conseguir ficar mais sem o aparelho. E, poucas horas depois, o meu filho o encontrou morto”, lamentou Maria Ivanilda, que era casada com João há 47 anos.

A família vai processar a Light. “Não consigo entrar no quarto que era nosso. Meus filhos já tiraram tudo do meu marido de casa. Vamos tomar medidas contra a Light. Não tenho mais nada na minha geladeira. Isso não é justo. Há uma semana sem luz e ninguém toma providência. Fiquei sem pagar uma conta de luz e eles vierem e cortam. Agora não fazem nada. Isso é um absurdo”, desabafou Maria Ivanilda.

Além de Bonsucesso, Ramos, Ilha do Governador e Jacarepaguá ainda continuam sem luz. Procuradas pel O DIA a Comlurb e a Light ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Galeria de Fotos

Jo�o Lopes Pina, de 72 anos, morreu em Bonsucesso Arquivo Pessoal
Maria Ivanilda do Nascimento, de 73 anos, viúva do idoso morto Severino Silva

Coment�rios

�ltimas de Rio de Janeiro